PROJETO DE INTERVEN AO ORIGINAL

Páginas: 22 (5400 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMS
CURSO DE ESPECIALIZAÇAO EM ATENÇAO BASICA EM SAÚDE DA FAMILIA
 
 
 
AUTORA: GREISY CABRERA OCANA 
 
 
TÍTULO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO
DIABETES MELLITUS TIPO 2 :PREVALENCIA DE FATORES DE RISCO DE NATUREZA MODIFICAVEL PARA SUA OCORRENCIA NO P.S.F SERRINHA,MATOGROSSO,BRASIL,2014
Projeto de Intervenção apresentado como requisito para obtenção doCertificado do Curso de Especialização em Saúde da Família – Programa Mais Médicos para o Brasil/PROVAB, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, sob orientação da Professora. Caroline da Cruz Gonçalves

 
ÁGUA BOA
2014
 
DEDICATÓRIA






A: Deus que tornou tudo possível
A minha família pelo exemplo de vida e apoio incondicional
A minha Equipe de Saúde, por torcerem pormim.









AGRADECIMENTOS

Para Deus, por sua infinita vontade, Agradeço a Deus, que plantou o sonho em mim e deu-me forças para buscar e conquistar. Deus, mais do que me criar, deu propósito à minha vida. Vem dele tudo o que sou o que tenho e o que espero. Agradeço por se fazer presente em todos os momentos da minha vida, pois pude sentir a tua mão na minha, transmitindo-me segurançanecessária para chegar até aqui. Agora a Ti ofereço a minha vida e o meu futuro profissional.
A minha Mãe e filha que sempre apoiaram a minha escolha, obrigada pelo incentivo e apoio durante toda a minha caminhada.

Agentes comunitários de Saúde, a enfermeira e técnicas de enfermagem, sem cuja ajuda não tivesse sido possível a realização deste TCC. 

A nossa Professora: Caroline da Cruz Gonçalves,  orientadora atenciosa, paciente e compreensiva.
 A todos que de alguma forma me ajudaram a realizar esse trabalho, agradeço por acreditarem no meu potencial, nas minhas ideias e nos meus sonhos, principalmente quando nem eu mais acreditava.










 




"Nada é mais valioso que um médico que, tendo estudado a natureza desde sua juventude, saberas propriedades do corpo humano, doenças que assaltam a isso, os remédios que vão beneficiá-lo, exerceu sua arte com cuidado e a atenção igual para os ricos e os pobres."  
Voltaire.







SUMÁRIO
 
1. Introducção................................................................      6

2. Objetivos   .................................................................    10

3. Análise estratégica.....................................................     11

4. Implantação, descrição e avaliação da intervenção........15

5. Conclusões.................................................................   20

6. Referências bibliográficas..........................................    22

7.Anexos........................................................................   27
 

 
 
 
 
                                     
1. ASPECTOS INTRODUTÓRIOS

1.1 INTRODUÇAO
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) têm-se constituído como um importante problema de saúde pública. Já de longa data a literatura aponta o importante papel exercido por fatores de risco de natureza reversível, tais como o sedentarismo, a obesidade, o tabagismo, ahipertensão e seu manejo inadequado e a hipercolesterolêmica. (1)
A Diabetes Mellitus é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos. Pode resultar de defeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicosespecíficos, por exemplo, destruição das células beta do pâncreas (produtoras de insulina), resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros. (2,3)
A Diabetes Mellitus Tipo 2: (antigamente insulino independente): é devido a herança genética, desgaste do pâncreas ao longo dos anos e, sobretudo ao excesso de peso. Quadro clínico brando. Inicio a partir dos 40 anos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto De Interven O
  • projeto de interven
  • PROJETO DE INTERVEN O
  • PROJETO DE INTERVEN O
  • Projeto de interven o
  • PROJETO DE INTERVEN O
  • PROJETO INTERVEN O
  • PROJETO DE INTERVEN O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!