Projeto de intervençao

Páginas: 7 (1556 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

GABRIELA FRANÇA REIS

O PAPEL DA FAMÍLIA DA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA



Euclides da Cunha
2011

GABRIELA FRANÇA REIS

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Políticas sociaisII.

Profª. Sueli Godoi .

Euclides da Cunha
2011

SUMÁRIO

1) OPAPEL DA FAMÍLIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA_____4
2) INTRODUÇÃO__________________________________________5
3) DESENVOLVIMENTO_____________________________________6
4) CONCLUSÃO___________________________________________9
5) DADOS LEVANTADOS NA PESQUISA_____________________10
6) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_________________________11

INTRODUÇÃO

O Estatuto daCriança e do Adolescente em seu artigo 19 estabelece: “Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária”. De acordo como ECA, a família é revestida de deveres e factível de ser punida.

A família é considera uma instituição básica e natural, quedeve desempenhar adequadamente seu papel na sociedade. O predomínio da conceituação para o termo, com base nos fatores morais determinados pela classe dominante, requer uma predileção para a família nuclear, ou seja, a família composta de um pai, uma mãe e os filhos.

Com a promulgação do Código de Menores, foi passado ao Estado o dever de cuidar da infância pobre, da educação,da formação profissional, dos encaminhamentos e da especialização dos mesmos ao mercado de trabalho. Podemos perceber que ainda não se desvinculava desses seres mão-de-obra trabalhista que ao mesmo poderiam oferecer ao estado como forma de pagamentos pelo cuidado oferecido a eles.



DESENVOLVIMENTO

A família sem duvida desempenha uma das maisimportantes funções na infância e na adolescência de um ser humano. Dessa forma, definir família ou eximir um conceito que englobe um termo genérico, que seja minimamente equivocado dentro de conceito que exprime uma forma tão generalizada e abstrata e ainda tem referência a uma realidade bem próxima e intima para cada pessoa.
É desnecessário enfatizar a influência marcante dafamília no crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente e na natureza das relações estabelecidas com outros grupos sociais e instituições. O nível sócio-econômico, o grau de escolaridade, o tipo de ocupação, as caracteriza da habitação, o relacionamento entre os pais são alguns exemplos de circunstâncias ambientais que moldam as capacidades, atitudes e os comportamentos do adolescente.A natureza das relações dentro de uma família perpassa por modificações ao longo da evolução histórica.
Os aspectos problemáticos dessa evolução encontram-se vinculados a questionamento abrangentes, como a posição das crianças, as propriedades parentais, a posição econômica, o papel da mulher no contexto familiar, a definição dos papeis femininos masculinos, o contexto da Revoluçãointra-familiares, entre outros.
Todos nós estamos cientes da acentuação ou da maior evidência das transformações do núcleo familiar tradicional e passamos a lidar com maior freqüência com problemas como ausência de um dos pais, pais adotivos, vivência de um segundo núcleo familiar, aglomerados familiares e outros.
É importante destacar que a família é o espaço indispensável paragarantir da sobrevivência de desenvolvimento e da proteção integral dos filhos e demais membros. Independentemente do arranjo familiar ou da forma como se estruturando. São familiar que propicia os aportes afetivos, sobretudo, materiais necessários ao desenvolvimento e bem-estar dos seus componentes (KALOUSTIAN, 1994, P.11-2).
De acordo com Poster (1979) analisa a família camponesa e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROJETO DE INTERVENÇÃO
  • Projetos de intervenção
  • projeto de intervenção
  • projeto de intervençao
  • projeto de intervenção
  • Projeto de intervenção
  • Projeto de intervenção
  • projeto de intervenção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!