projeto de intervenção

Páginas: 6 (1271 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014










































































SUMÁRIO
1 aPRESENTAÇÃO 3
2 JUSTIFICATRIVA 4
1 aPRESENTAÇÃO

Ji-Paraná é um município do estado de Rondônia, com uma população de 117.363 habitantes, o número registrado pelo PIB é de R$ 1.354.955,00 (IBGE), a cidade é a 2ª mais populosa doestado, seu clima predominante e equatorial, movida principalmente pelas grandes indústrias do setor madeireiro, industrial e laticínios, a cultura no município é bem diversificada por ser uma cidade mista, ou seja, que foi colonizada por inúmeras pessoas de várias regiões do país.
Em 03 (três) de abril de 1984 pela Lei nº. 023 iniciavam-se a Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social,inicia-se a SEMAS, e esta teve sua última organização foi em 24 (vinte e quatro) de julho de 2005, através da Lei nº. 1397, passando secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).
O CRAS/SÃO FRANCISCO local Institucional do Estágio Curricular III e “Projeto de Ação” está localizado á Rua Calama nº 913 – Bairro: São Francisco, no município de Ji-Paraná RO, fundado em 01/06/2007 sob nº deIdentificação 11001203903.
Hoje com uma estrutura adequada, e aconchegante, o CRAS/SÃO FRANCISCO hoje oferece serviços sociais á famílias em vulnerabilidades sociais nos seguintes bairros: São Francisco, Nova Brasília Cafezinho, Jk, BNH, e municípios vizinhos de Nova Colina e Nova Londrina. Oferecendo serviços do Programa Bolsa Família, PRONATEC, Averiguação de Composição Familiar e Renda, encaminhamentospara o Conselho Tutelar e para Psicólogos e Oficinas de Artesanatos.
Durante o estágio curricular III, podemos observar a necessidade quanto a divulgação dos serviços sociais oferecido pelo CRAS/SÃO FRANCISCO e na própria comunidade. Na busca de dar auxilio ao ajuste no enfrentamento sensibilizando para despertá-lo do problema existente na família e uma fez na luta por seus direitos e umaqualidade melhor de vida e pela construção de vínculos com os usuários a fim de propiciar aos membros um trabalho que fortaleça a relação presente na comunidade e no seio familiar.
Seguindo essa linha de pensamento inicia-se meu Projeto de Ação: “O Fortalecimento de Vínculos Familiar no Serviço Social”
2 JUSTIFICATRIVA
A família é compreendida como um grupo de pessoas, com laços deconsanguinidade, de aliança, de afinidade ou de solidariedade, cujos vínculos circunscrevem obrigações recíprocas organizadas em torno de relações de gêneros e gerações. Arranjos familiares diversos devem ser respeitados e reconhecidos como potencialmente capazes de realizar as funções de proteção e de socialização de suas crianças e adolecentes. Entretanto, diante de situações de risco social evulnerabilidade as famílias precisam ser apoiadas pelo Estado, pela sociedade para cumprir suas responsabilidades.
As Políticas de apoio à família visam à superação de vulnerabilidade e riscos vividos por cada família, favorecendo e ampliando os recursos socioculturais e afetivos que contribuem para o fortalecimento do vínculo e convivências familiares e comunitários de maneira preventiva.3. OBJETIVOS:

3.1. Objetivo Geral:

Possibilitar a esses adolecentes de aproximadamente de 11 a 16 anos de idade, a convivência familiar e comunitária, criando oportunidades de ação para uma vida cotidiana, e também, melhorar o seu relacionamento e convívio com a sociedade, na escola, e meio social.


3.2. Objetivos Específicos


Prevenir a ruptura dos vínculos familiares ecomunitários;
Assegurar espaços de convívio familiar e comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade;

Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários.
Fazer um espaço permanente de aprendizagem, juntar os conhecimento e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROJETO DE INTERVENÇÃO
  • Projeto de intervençao
  • Projetos de intervenção
  • projeto de intervenção
  • projeto de intervençao
  • Projeto de intervenção
  • Projeto de intervenção
  • projeto de intervenção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!