Projeto de intervenção

Páginas: 7 (1551 palavras) Publicado: 19 de junho de 2012
PROJETO DE INTERVENÇÃO

TEMA: CULINÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Justificativa:

O nosso projeto busca estimular as crianças a criarem o hábito de ingerir alimentos mais nutritivos no seu dia a dia, enfocando a importância dos alimentos para manter uma vida saudável, através das aulas práticas de culinária desenvolvidas juntamente com as crianças no espaço de intervenção da escola aCozinha Experimental, pois acreditamos que ensiná-las o valor de comer alimentos nutritivos desde cedo é muito importante, e isso refletirá futuramente para manterem uma vida saudável. Além disso, a intenção não é que a criança olhe o alimento só a fim de nutrir-se, mas também como forma de expressão e arte.
As atividades de culinária oferecem ricas experiências de aprendizagem emdiferentes âmbitos para as crianças. Segundo Prata apud Mazzo (2011), Projetos educacionais com foco na área nutricional despertam a curiosidade por novos alimentos, conscientizam os alunos sobre alimentação saudável e estabelecem uma maior relação entre teoria e prática. “Os alunos comprovam as transformações que acontecem com os alimentos, trocam idéias e experiências e constroem um conhecimento quedificilmente esquecerão ao longo da vida, pois praticaram, descobriram e experimentaram”, comenta Mônica.
As aulas práticas de culinária tem por objetivo, que o aluno compreenda a importância de ingerir alimentos saudáveis, crie hábitos de higiene pessoal e alimentar, desenvolva a autonomia, elevar a auto-estima, conviva socialmente com os seus colegas trabalhando em equipe e fazendo novasamizades, além de trabalhar a interdisciplinaridade.
Segundo o RCNEI (1998; p. 55) O planejamento, junto com as crianças, de cardápios balanceados, de cuidados com preparo e oferta de lanches ou outras refeições, de projetos pedagógicos que envolvam o conhecimento sobre os alimentos, de preparações culinárias cotidianas ou que façam parte de festividades, permite que elas aprendam sobre afunção social da alimentação e as práticas culturais.
Portanto buscamos com base no RCNEI, promover o projeto sobre Culinária na Educação Infantil, a fim de alcançar estes objetivos.


Público Alvo:

Pré-Escola (Educação Infantil)


Cronograma de atividades:

As aulas práticas de culinária serão realizadas em duas aulas seguidas uma vez por semana durante todo o ano letivo, tendocaráter efetivo fazendo parte do currículo da escola.


Situação Problema:

Ainda no período escolar, as crianças recebem muita influência dos hábitos alimentares de sua família, especialmente seus pais, o que causa um grande transtorno em relação à saúde das nossas crianças, devido ao hábito alimentar, muitas vezes inadequado.
A maioria dos alunos levam lanches “rápidos” em suaslancheiras, como: salgadinhos, bolachas, bolinhos, refrigerantes entre outros. São raros aqueles que levam frutas, lanche natural, suco natural, enfim alimentos mais saudáveis., E para aqueles que preferem comprar um lanche na cantina da escola, também não terá muita opção saudável, pois a cantina também fornece alimentos menos nutritivos.
Segundo o RCNEI (1998; p. 54) As instituições queatendem meio período, nas quais as crianças apenas fazem pequenos lanches ou merenda, precisam também preocupar-se com as questões nutricionais e sempre que possível respeitar práticas sociais e culturais de cada criança. Oferecer apenas merendas industrializadas ou lanches compostos por salgadinhos, bolachas, balas e chocolates não atendem a necessidade do organismo de ingerir frutas e sucos naturais.Com base no RCNEI, buscamos a partir da realidade dos alunos, oferecer as aulas práticas de culinária, na tentativa de solucionar esse problema.
Além disso, com as experiências vivenciadas por eles na escola, o objetivo é que reflita em suas casas e conscientize seus familiares de que as preferências e o padrão alimentar das crianças são moldados pela observação do comportamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROJETO DE INTERVENÇÃO
  • Projeto de intervençao
  • Projetos de intervenção
  • projeto de intervenção
  • projeto de intervençao
  • projeto de intervenção
  • Projeto de intervenção
  • Projeto de intervenção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!