Projeto de intervenção

Páginas: 7 (1507 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
PROJETO DE INTERVENÇÃO

TEMA: A hora da brincadeira.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Ciências Naturais.
LOCAL: Centro Integrado de Educação Especial Profª. Esmeralda Aparício Negreiros.
PÚBLICO ALVO: Todas as crianças do Centro Integrado a partir de 2 anos de idade.

OBJETIVO GERAL:

• Inserir a brincadeira como fonte no desenvolvimento integral das crianças do Centro Integrado de Educação EspecialProfª. Esmeralda Aparício Negreiros.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Incentivar a sociabilização, a expressão corporal e a percepção espacial;
• Desenvolver agilidade, atenção, prontidão de reação e coordenação motora;
• Estimular a atenção, memória, pronta reação e habilidades motoras;


JUSTIFICATIVA


Este projeto de intervenção será desenvolvido baseado nas observações realizadas noCentro Integrado de Educação Especial Profª. Esmeralda Aparício Negreiros, onde foi percebido que nos momentos de intervalo as crianças ficavam dispersas no pátio sem nenhum profissional para orienta-los.
Então propomos com este projeto de intervenção introduzir a brincadeira nos horários do intervalo com o objetivo de ajudar a desenvolver atividades de forma integral em todas as crianças quefreqüentam o Centro. Pois segundo Maluf (2004, p.14) “as brincadeiras são de grande valor na construção do conhecimento [...]”.
A brincadeira para a criança é algo indispensável em sua mente, em sua alma. Não podemos separar a criança da brincadeira, pois a mesma é um instrumento que leva a criança a desenvolver todos os aspectos: motor, cognitivo, afetivo e social.
Enfatizando tal importância,viemos por meio deste projeto unir nossos conhecimentos teorizados com a prática dos professores e especialistas, propondo uma metodologia diferenciada, de forma que haja uma interação entre crianças, profissionais do Centro Integrado, estagiários dos Cursos Normal Superior e Pedagogia do 7° período.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Ao falarmos em Educação Especial, o que vem em nossa mente é acomplexidade e amplitude de assuntos que existem nesta modalidade de ensino. E tais assuntos estão sustentados ao direito à educação, ao direito à igualdade de oportunidade e ao direito à participação na sociedade. De acordo com Gonzáles:


O direito à educação encontra-se consagrada na Declaração dos Direitos Humanos das Nações Unidas. Podemos, no entanto, encontrar situaçõescontraditórias em relação a isso, com a de muitos países que aceitam simultaneamente a Declaração que garante a educação para todos e excluem de seu sistema educacional as crianças com incapacidades, o que é pouco coerente. Ou aceita-se a Declaração, com sua absoluta simplicidade de base e incorpora-se à educação todas as crianças com qualquer tipo de incapacidade, ou modifica-se a Declaração de Direitospara satisfazer as exigências das práticas educativas vigentes.( GONZÁLES, 2002, p.92).


É o nosso dever como educador fazer valer esta declaração, pois o que ainda vemos é essa desigualdade. A respeito da igualdade de oportunidade González diz:

Assim como o direito à educação, também o direito à igualdade de oportunidades educacionais é amplamente aceito enquanto princípiogeral e consideravelmente na prática. A igualdade de oportunidades não significa tratar todas as pessoas da mesma maneira. As crianças não são iguais e não deveriam ser tratadas como se fossem. Uma vez que as crianças são diferentes umas das outras, devem ser tratadas de forma diferente para alcançarem às mesmas metas. (GONZÁLES, 2002, p.92).


Assim, devemos conhecer as crianças e trabalhar suaspeculiaridades de forma diferenciada, mas objetivando interligar o indivíduo ao coletivo, levando o mesmo a fazer parte de uma sociedade sem preconceitos.
E para que haja essa interligação a motivação é um dos pontos principais para que a aprendizagem se concretize, pois afirma Tapia:

A motivação é um conjunto de variáveis que ativam a conduta e a orientam em determinado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROJETO DE INTERVENÇÃO
  • Projeto de intervençao
  • Projetos de intervenção
  • projeto de intervenção
  • projeto de intervençao
  • projeto de intervenção
  • Projeto de intervenção
  • Projeto de intervenção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!