Projeto de intervenção social

Páginas: 23 (5735 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2012
INTRODUÇÃO

A quantidade de lixo produzida diariamente por cada habitante do planeta cresce consideravelmente na nossa sociedade, já que as propagandas estimulam o consumo exacerbado. A geração de milhões de quilos de lixo constitui um problema não só econômico e social, mas também ambiental, sendo atualmente foco de grandes discussões, quer para definir sua remoção e destinação, quer parasolucionar os riscos à saúde causados pelos dejetos, quer para evitar o desperdício de matéria prima e energia contidos nessas matérias inadequadamente descartadas.
A solução de manejá-lo por meio de aterros sanitários ou fornos de incineração já não atende às reais demandas dos grandes centros urbanos, dados os riscos de contaminação do solo e lençóis freáticos no caso dos aterros (onde existem), e,quanto à incineração, apesar de ser eficiente na redução do volume do material, há a contrapartida da poluição do ar. Porém, nos locais desprovidos destes recursos, os resíduos são lançados de forma aleatória no meio ambiente, formando os conhecidos “lixões”, que resultam numa degradação ambiental ainda mais grave. Por isso, urge a necessidade de pensar e agir de modo alternativo na forma de gerir olixo, sendo a presente proposta voltada para o auxílio pontual na diminuição dos resíduos produzidos por meio da reutilização e reciclagem dos materiais descartados.
Neste contexto, o Tribunal de Justiça, concebido como a instituição pública representativa do Poder Judiciário no Estado de Goiás e, sendo composto por fóruns situados em centenas de municípios, dezenas de varas e juizados especiaisinstalados na capital, com 35 desembargadores e toda uma organização administrativa, por certo demanda toda uma estrutura econômica para viabilizar seu funcionamento e o cumprimento de sua atividade fim. Como resultado das atividades desenvolvidas, a instituição descarta diariamente muitos resíduos, que são totalmente desperdiçados, ante a falta de um projeto para a coleta seletiva ereaproveitamento dos materiais descartados.
O presente projeto de intervenção tem o propósito de se implantar inicialmente na Comarca de Catalão-GO e no Gabinete do Desembargador Norival de Castro Santomé, com perspectiva de que se desenvolva como um modelo para aplicação em todas as comarcas instaladas nos municípios do Estado, nas varas e juizados da capital e na sede do Tribunal de Justiça do Estado deGoiás. As atividades previstas no projeto visam à formação de um ambiente ecologicamente equilibrado, a conscientização dos servidores e jurisdicionados sobre a importância do gerenciamento adequado do lixo, em vias de se reduzir o nível de desperdício dos recursos naturais e propiciar a reciclagem dos resíduos, sendo uma forma efetiva de contribuição da instituição para a sustentabilidade, além derepresentar um dos viés da responsabilidade social e ambiental.
A coleta seletiva é uma alternativa politicamente correta para atingir este desiderato, pois além de desviar dos aterros sanitários e lixões os resíduos sólidos gerados diariamente, promove o seu reaproveitamento, recuperando matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturaisnão-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo.
Portanto, com este projeto propõe-se o engajamento de todos, funcionários, terceirizados, estagiários, servidores, juízes e jurisdicionados, na consecução desta tarefa. Porque somente com a criação de novos hábitos e com um novo paradigma é possível a construção de umasociedade mais consciente, mais civilizada e mais comprometida com a saúde do planeta.
Saliente-se que o artigo 225 da Constituição Federal, em seu caput, dispõe que o meio ambiente ecologicamente equilibrado é direito de todos, além de ser bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo para as presentes e futuras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de intervençao de serviço social
  • Projeto de intervenção serviço social
  • Projeto de intervenção em serviço social
  • Projeto de intervenção Psicologia Social
  • Projeto intervenção social
  • Projeto de intervenção ( serviço social )
  • projeto de intervenção em serviço social
  • Projeto de intervenção de Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!