Projeto de intervenção sobre area da saude

Páginas: 10 (2408 palavras) Publicado: 29 de dezembro de 2011
CENTRO DE ONCOLOGIA DR. OSWALDO LEITE HOSPITAL DE URGÊNCIA DE SERGIPE (COOL - HUSE) SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE (SES)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GESTÃO HOSPITALAR DE SERGIPE

Aluna: Rute Andrade da Silva Enfermeira

Maio de 2008 Aracaju/Se

Este projeto foi construído com a participação do colegiado gestor, da gerente administrativa, do comitê de humanização, enfim, com asomação de esforços de todas as pessoas que têm vocação em acolher, sempre acatando todas as demandas vindas de quem tem algo a contribuir.

1.Introdução

1.1 A História do Centro de Oncologia de Sergipe

O Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite (COOL) foi fundado no ano de 1996 pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) designado para fornecer o diagnóstico e tratamento dos pacientes com câncer deSergipe. As instalações funcionam em anexo ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). O prédio que possui três pavimentos disponibiliza os serviços de ambulatório, quimioterapia, radioterapia e internamento composto por 49 leitos. No total, são 38 unidades produtivas. A equipe interdisciplinar é formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, físicomédicos, nutricionistas,farmacêuticos, fisioterapeutas, pedagogos, além dos técnicos e administrativos que compõem o quadro, perfazendo um total de 233 funcionários. Cerca de cinco mil pessoas utilizam os serviços oferecidos pelo Centro, entre elas usuários de estados vizinhos como Bahia, Alagoas e Pernambuco.

1.2 Análise crítica do diagnóstico realizado

A partir do processo de observação e escuta dentro da unidade,nossa equipe pôde constatar que, independente das instalações, do espaço hospitalar ofertado aos usuários e do tratamento científico, ainda há uma grande demanda a ser atendida, no que se refere ao acolhimento do paciente oncológico. Graças ao contato direto com aqueles que utilizam os nossos serviços, percebemos que alguns sentimentos os envolvem e influenciam diretamente na resposta à cura. Osofrimento, a baixa autoestima e falta de esperança são apenas alguns desses ‘novos sentidos’ que acabam sendo despertados após o diagnóstico da doença. Através de uma análise mais ampla, notamos que os sentimentos também revelam sua profundidade entre parentes, pessoas institucionalizadas que estão no ambiente de trabalho ou mesmo voluntários individuais, representantes de empresas ou segmentos.Essa angústia compartilhada entre acompanhantes, profissionais de saúde e anônimos serve para avaliar as várias faces de uma tarefa que parece rotineira: o cuidado com o paciente.

1.3 Justificativa do Projeto

Diante do diagnóstico elaborado, não foi difícil constatar que as ‘dores’ - física moral ou psicológica despertam em todos, o espírito de solidariedade, capaz de envolver profissionais evoluntários, num único objetivo: o de promover qualidade de vida ao paciente em tratamento contra o câncer. A necessidade de humanização e o estreitamento da relação entre o ‘cuidador’ e aquele que é ‘cuidado’, não se resume apenas a um reconhecimento de indivíduos, cidadãos pagadores de impostos, merecedores de atendimento especial. A intenção de ‘humanizar’, como o próprio nome diz, remete àscaracterísticas de humanidade, de respeito com o próximo.

Tornar o tratamento menos traumático possível, é uma experiência que pode ir além da dor, seja ela provocada pelo ‘ardido’ da quimioterapia, ou pelas fortes correntes de radiação da radioterapia. A tarefa de ‘humanizar’ requer competência técnica, envolve interesse e é pautada no carinho e dedicação com o outro.

1.4 Motivações para oProjeto

A própria rotina dentro da unidade vem nos mostrando que o sofrimento dos pacientes, a angústia dos acompanhantes e a aflição dos funcionários formam um ‘tripé de sofrimento’ que precisa ser enfrentado através de iniciativas específicas capazes de tornar a realidade menos dolorosa. Olhar o paciente como um ‘ser – humano’, respeitando suas condições financeiras, patológicas, culturais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de intervenção na área da saúde: grupo promoção da saúde
  • Pré-projeto sobre vacinação de estudantes da area da saúde
  • Projeto de intervenção saude psf
  • PROJETO DE INTERVENCAO SAUDE DA FAMILIA
  • Projeto Intervenção Saude Bucal
  • projeto de intervenção saude do idoso
  • PROJETO DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL
  • Projeto intervenção em saúde psíquica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!