Projeto de intervenção saude do homem

Páginas: 8 (1972 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 IDENTIFICAÇÃO 3
2 SUMÁRIO DA PROPOSTA 3
3 JUSTIFICATIVA 4
4 OBJETIVOS 5
4.1 OBJETIVO GERAL 5
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
5 PÚBLICO ALVO 6
6 METAS A ATINGIR 6
7 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 6
8RECURSOS 7
8.1 RECURSOS HUMANOS 7
8.2 RECURSOS MATERIAIS 7
9 AVALIAÇÃO 8
10 CRONOGRMA DE EXECUÇÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

IDENTIFICAÇÃO

O presente projeto “Promovendo a Saúde do Homem” será executado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Monte Velho distrito pertencente à cidade de Morrinhos, localizada no norte de Minas Gerais.
Seu dinamismo econômico gira em torno principalmenteda lavoura.
A unidade básica de saúde referida abrange 07 microáreas atendendo o total de 3.500 pessoas conforme dados do Sistema de informações Básicas da secretaria municipal de saúde de Morrinhos. A unidade básica de saúde tem por objetivo atender as demandas espontâneas exercendo a promoção da proteção básica visando à prevenção e orientação em saúde.


2. SUMÁRIO DA PROPOSTAAs condições de saúde do homem tem gerado recentemente uma preocupação do poder público e da sociedade em geral, devido as graves consequências acarretadas pelo desinteresse do homem pela sua saúde. Neste sentido foi lançada em 26/08/2009 a Política Nacional de Atenção Integral do Homem - PNAISH. Partilhando dessa ideia e sabendo que a informação é uma ferramenta imprescindível na promoção dasaúde do homem, o projeto tem por objetivo realizar ações educativas no sentido de promover a saúde do homem, focalizando a prevenção do câncer de próstata em duas microáreas abrangidas pela UBS de Monte Velho, distrito pertencente à cidade de Morrinhos - MG.
Nesta perspectiva o presente projeto perpassa pela identificação onde discorre sobre o local de execução (item 1) e suasdemandas, ainda na justificativa (item 3) traz um embasamento teórico sobre a política de saúde do homem e a importância de promovê-la buscando qualidade de vida pra o mesmo, ainda segue com os objetivos geral e específicos no qual elenca as ações do projeto (item 4.1, 4.2) a partir daí identifica o público alvo beneficiado pelo projeto (item 5), as metas a atingir com as ações (item 6) e todo o processometodológico que permitirá a tradução efetiva da execução (itens 7). Além disso, abrange também todos os recursos envolvidos e o processo da execução do projeto e a forma de avaliação que será realizada (itens 8 e 9).
3. JUSTIFICATIVA
É notório que os homens, diferentemente das mulheres não costumam procurar os serviços de saúde. De acordo com a PNAISH de 2009, isso se dá pelas barreirassocioculturais– estereótipos de gênero, medo que descubra doenças- e barreiras institucionais - estratégias de comunicação que não privilegiam os homens, inadequação dos serviços de saúde, incompatibilidade de horários de funcionamento com o trabalho dentre outros. Isso faz com que os homens não busquem antecipadamente ajuda nos serviços de saúde, levando-os a morte por doenças que se diagnosticadasmais cedo poderia ser evitadas.

Estereótipos de gênero, enraizados há séculos na cultura patriarcal, produzem práticas baseadas em crenças e valores do que é ser masculino. A doença é considerada um sinal de fragilidade que os homens não reconhecem como inerentes à sua própria condição biológica. O homem se julga invulnerável, o que acaba por contribuir para que ele cuide menosde si mesmo e se exponha mais às situações de risco. (PNAISH, 2009, p. 6).



No que se refere ao câncer de próstata, foco do presente projeto, o mesmo,“é uma neoplasia que geralmente apresenta evolução muito lenta, de modo que a mortalidade poderá ser evitada quando o processo é diagnosticado e tratado com precocidade” (PNAISH, 2009). À idade e histórico familiar são fatores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de intervenção saude psf
  • PROJETO DE INTERVENCAO SAUDE DA FAMILIA
  • Projeto Intervenção Saude Bucal
  • projeto de intervenção saude do idoso
  • PROJETO DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL
  • Projeto intervenção em saúde psíquica
  • Projeto de intervenção politica de saúde
  • Projeto saude do homem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!