Projeto de intervenção psico-sócio-jurídica:

Páginas: 5 (1198 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICO-SÓCIO-JURÍDICA: Uma proposta de resgate da cidadania

Eliana Santos de Camargo* Marina Falqueti

Tem este artigo por objetivo inicial, apresentar e divulgar o Projeto de Intervenção Psico-sóciojurídica, ora proposto e em implantação pela unidade auxiliar da UNESP Franca - Centro Jurídico Social. Torna-se necessário, todavia, salientar que o projeto encontra-se emsua fase inicial e, por isso, apresentaremos seus objetivos e suas etapas percorridas até a presente data. Para tanto, faz-se necessário contextualizar a problemática que contribuiu para o agravamento da realidade a ser trabalhada. Nesse sentido, nos reportaremos ao desenvolvimento do capitalismo, o qual ocasionou um surpreendente avanço tecnológico e científico, que visavam primeiramente o bemestar social, no entanto, acarretaram transformações que ocorreram de forma muito rápida, gerando um grande impacto social com inúmeras conseqüências, das quais destaca-se o agravamento das desigualdades sociais causado pela elevação dos índices de desemprego, pobreza, dentre outros fatores. Todo este contexto contribuiu para o crescimento de problemas no âmbito sócioeconômico, como por exemplo, oaumento da criminalidade da qual trataremos.

[...] Isto porque, ao mesmo tempo em que o desenvolvimento tecnológico pode provocar diretamente um crescimento da capacidade humana, pode também neste processo sacrificar os indivíduos, e até classes inteiras (Lukács, apud Antunes, 1997, p.91).

Atualmente, o controle dessa criminalidade é realizado através de um sistema carcerário que vemenfrentando uma problemática que envolve a desumanização da pena, marcada pela perda da noção dos direitos humanos, ao passo que a pena privativa de liberdade cerceia o direito mais supremo do ser humano que é o de ir e vir, o que acarreta consequentemente a perda dos demais direitos que lhe são garantidos pela ordem jurídica.

* Estudantes do 4º Ano do Curso de Serviço Social da UNESP Câmpus de Franca,estagiárias do Centro Jurídico Social responsáveis pelo Projeto de Intervenção Psico-sócio-jurídica junto à Cadeia Pública de São José da Bela Vista, e bolsistas PROEX sob a orientação da Professora Cirlene Ap. Hilário S. Oliveira.

Diante disso, constatou-se a necessidade de se desenvolver um trabalho cujo objetivo é fazer com que a pena privativa de liberdade cumpra sua função social semviolar os direitos individuais da pessoa a esta submetida, tornando possível, assim, a reeducação e consequentemente a ressocialização do indivíduo que encontra-se encarcerado. No entanto, tornase necessário o questionamento quanto a possibilidade de reeducar e ressocializar uma pessoa que nunca foi ao menos educada e/ou socializada sendo que a maioria das pessoas submetidas ao cárcere são advindasda camada mais pobre da população - 1[1]os desassistidos sociais – sem acesso à educação, saúde, moradia, trabalho, enfim, às condições mínimas de sobrevivência.

Tem-se nas prisões uma representação mínima dos crimes praticados numa sociedade. Em geral, são aqueles indivíduos mais vulneráveis à ação da polícia e dos tribunais que aí se encontram, ou seja, aqueles pertencentes à camadas sociaismenos favorecidas (Lemgruber, 1983, p. 50).

Dando prosseguimento a essa reflexão, nos direcionaremos a uma classe específica de encarcerados – as mulheres – que são submetidas a um nível de exclusão social ainda maior devido ao seu histórico sócio-cultural que as enquadrou como o sexo frágil, submetido aos valores dominantes machistas e, por isso, o ‘peso’ da discriminação faz com que aaplicação da pena para as mulheres tenha um impacto ainda mais agressivo. Diante disso, o Centro Jurídico Social – unidade auxiliar vinculada à Universidade Estadual Paulista, Campus de Franca, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, - visando atender o tripé ensino, pesquisa e extensão e através de um trabalho psico-sócio-jurídico, observou a importância da realização de um trabalho com as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psico juridica
  • psico socio historica
  • Intervenção Psico Social
  • PROJETO DE INTERVENÇÃO: INTEGRAÇÃO SOCIO-EDUCATIVO COM GRUPOS DE CONVIVÊNCIA DO CRAS II
  • PROJETO DE INTERVENÇÃO SOCIO- EDUCATIVO COMO COADJUNVANTE NO TRATAMENTO DE ADOLESCENTES USUARIOS DE ALCOOL E DROGAS.
  • Fichamento Psico Juridica
  • Intervenção socio escolar
  • Trab Psico Juridica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!