PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGOGICA

Páginas: 11 (2722 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014




PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGOGICA



















PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGOGICA



























INTRODUÇÃO
O ensino e a aprendizagem da ortografia é fundamental, pois a comunicação escrita é de grande importância em nosso dia-a-dia, e conhecer as regras ortográficas facilitará na hora de realizá-la.
A ortografia é aparte da gramática que estuda a escrita correta das palavras
A unificação da ortografia da língua portuguesa, a nossa língua desde seu inicio vem passando por modificações para melhor se adaptar a sociedade que a usa. Com a unificação da ortografia entre os países que falam o português, facilitará a troca de livros, tanto didáticos com científicos, sem precisar de revisá-los. A reforma ortográficacausa insegurança nas pessoas que de uma hora para outras devem lidar com um novo conjunto de regras. Toda reforma pode deixar seqüelas, pois, nem todos se esquecem das antigas regras e assimilam rapidamente as novas, tudo isso causa insegurança nos indivíduos que a usa. Somente o tempo e o uso constante das novas regras será possível adaptar-se a elas.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais daLíngua Portuguesa (BRASIL, 2001), afirmam que o ensino da ortografia tem sido feito a partir de repetição de regras, e de cópias feitas várias vezes da palavra que errou. E mesmo com todos os investimentos, o aluno continua escrevendo errado, pois, ensinar ortografia não é um processo passivo e muda de aluno para aluno, e é essencial a contribuição do professor.
O aluno não sabe o que deve memorizare o que pode compreender se o professor não o ajudar, quem decora todas as regras não se beneficia com ela, já quem a compreende pode fazer uso dela, por isso de nada adianta memorizar inúmeras regras, já que não irá saber como usá-las. Logo vem a pergunta em nossas mentes: O que fazer para o aluno aprender sem total memorização? Pois, escrever corretamente as palavras é uma exigência social, equem não a faz é discriminado.
As crianças aprendem o que lhe é ensinado, se o professor utilizar formas mecânicas de reprodução, é isso, que ele irá aprender. Mas, se o professor instiga pesquisa com o aluno, e não dá respostas e formas prontas, o aluno terá oportunidade de desenvolver seu raciocínio, aprendendo de forma espontânea e não mecânica (MORAIS, 2003).
A ortografia pode semdúvida ser assimilada pelas crianças de nossas escolas, porém, infelizmente a ortografia muitas vezes, lhe é ensinada apenas por total memorização. E foi com objetivo de quebrar essa tradição de ensino que esse projeto foi desenvolvido.
O projeto irá desenvolver atividades inovadoras que desperte o interesse e a sua curiosidade, para o ensino aprendizado da ortografia, que pode ser realizado nãopela memorização de inúmeras regras, mas, sim por sua compreensão. Quando a criança entende o porque de estar fazendo certa coisa. Ela terá mais facilidade para poder aplicá-las em outros momentos de seu cotidiano.









PROBLEMÁTICA

Esse projeto visa identificar as principais dificuldades enfrentadas em uma sala de aula da EMEF “Ananias Custodio” do município de São Domingos doNorte, em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, pela professora Devaneide Manski da Cunha, para isso foi realizado uma pesquisa com as seguintes questões:
Qual a maior dificuldade que você com professor encontram na sala de aula?
R: são muitas as dificuldades enfrentadas em sala de aula, pois os alunos vivem em realidades diferentes, cada um possui suas dificuldades, mas um problema bem comum emminha sala de aula é a dificuldade que os alunos tem em relação as normas ortográficas da língua portuguesa, pois são muitas e memorizar todas é praticamente impossível assim muitos deles escrevem de forma errada.
Onde o professor acredita que essa dificuldade atrapalhe o desempenho dos alunos?
R: Essa dificuldade se não for resolvida desde o inicio da aprendizagem do aluno poderá ser um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de intervenção pedagógica
  • Projeto intervenção pedagogica
  • PROJETO INTERVENÇÃO PEDAGOGICA
  • Projeto de Intervenção Pedagogica
  • Projeto de intervenção pedagogica
  • Exemplo de Projeto de intervenção pedagógica
  • Projeto de intervenção pedagogica
  • Projeto de Intervenção Pedagógica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!