Projeto de intervenção- ler, sonhar e ser

Páginas: 12 (2855 palavras) Publicado: 13 de março de 2013
PROJETO DE INTERVENÇÃO

1- APRESENTAÇÃO

Este projeto faz parte das exigências curriculares do Estágio Supervisionado em Serviço Social III, do curso de Serviço Social da Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS, Pólo Poços de Caldas MG, que será realizado na Casa Lar Veredas, situado na mesma cidade.
Diante a observação exigida durante o processo de Estágio Supervisionado II e III,através de reuniões, visitas domiciliares, visitas de familiares, relatórios, vivências por parte das crianças e adolescentes ali abrigados, nota-se que os mesmos estavam inseridos em um ambiente de pobreza cultural, o que na Instituição referida este perfil aos poucos vem sendo modificado.
Os artigos 58 e 59 do Estatuto da Criança e do Adolescente (2005) preconizam o seguinte a respeito dacultura vivenciada:
Art. 58. No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura
Art. 59. Os Municípios, com apoio dos Estados e da União,
estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais,esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.

Os moradores têm participação efetiva em eventos culturais, tais como espetáculos musicais, teatrais, circenses, exibição de filmes em cinemas e na própria Instituição, além de projetos educacionais executados pelos educadores sociais, que trabalham assuntos variados e que tragam benefícios para as crianças e adolescentes.
Após asobservações, foi possível diagnosticar a demanda. A constatação que se obteve foi que as crianças e adolescentes não possuem um contato direto com a Literatura e como a autonomia e emancipação dos mesmos é um dos focos cogitados, é imprescindível a leitura, uma vez que a visão de mundo dessas crianças e adolescentes tornar-se-á ampla e defensiva. Um cidadão que possui a leitura e interpretação écapaz de cumprir seus deveres e fazer valer seus direitos.

2- JUSTIFICATIVA
O Projeto de Intervenção intitulado “Ler, Sonhar e Ser” tornou-se viável pelo fato de que os moradores da Casa Lar Veredas, crianças e adolescentes com faixa etária de 07 a 15 anos, estavam habituados a atividades que os afastavam da cultura e do lazer saudáveis, como preconizado no ECA, artigos 58 e 59, capítulo IV, dodireito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer, onde a cultura é primazia para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Já que a Casa Lar Veredas tem como um dos seus objetivos proporcionar visões de mundo diversificadas para que sejam construídas autonomia e emancipação, e sabendo que a cultura é um dos caminhos para a efetivação de tais conquistas, torna-se viável a execução de umprojeto voltado para a leitura, “... pois à medida que as páginas são viradas, o leitor se vê transportado para uma espécie de realidade paralela - um mundo inteiramente novo, repleto de descobertas, encantamento e diversão, a cumplicidade entre o leitor e a obra, alicerçada no prazer que só a leitura é capaz de proporcionar...” (Linardi, 2011).
Após o abrigamento dos mesmos, com a retirada de suasfamílias de origem que no momento encontram-se impossibilitadas de zelar, prover e resguardar os direitos dessas crianças e adolescentes é feito um trabalho com os moradores, através da equipe técnica (Assistente Social e Psicóloga), educadores residentes e sociais, para que se preparem para a reinserção familiar, família extensa ou substituta. Para tanto é necessário que tenham conquistado aautonomia e emancipação.
Diante de fatos observados diariamente, de atividades escritas que são realizadas através de projetos educacionais executados pelos educadores sociais, que trabalham diversas temáticas, podem-se notar as dificuldades ortográficas, interpretativas, cognitivas e de pensamentos lógicos, que podem ser sanadas. De acordo com artigo veiculado no site da Fundação Victor Civita,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório final Projeto
  • projeto Ler para Ser
  • sonhar e ler
  • PROJETO DE INTERVENÇÃO “LER PARA APRENDER” 3º ANO “B”
  • ler para ser
  • ler e ser
  • Projeto de Intervenção "Ser Família" (Famílias com vulnerabilidade social
  • Projeto Ler +

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!