Projeto de Intervenção Escolar

Páginas: 12 (2947 palavras) Publicado: 11 de junho de 2014


Projeto Interação de Qualidade na Construção de Valores

Tonycássio Almeida Santos
Alciane Barbosa
Pontifícia Universidade Católica de Goiás







Goiânia, 2013.
Projeto Interação de Qualidade na Construção de Valores
Tonycássio Almeida Santos

A junção entre a Psicologia e a Educação, dentro do contexto educativo, fez nascer um novo profissional: o Psicólogo Escolar.Mitjáns Martinez (2003) nos traz o conceito de que a Psicologia Escolar é um campo de atuação do profissional psicólogo e também de produção científica, rompendo com a dicotomia estabelecida entre campo de atuação e intervenção do psicólogo escolar e campo de produção cientifica. Deste modo, a Psicologia Escolar está diretamente ligada à Psicologia na escola, juntamente com suas possibilidades eimplicações concernentes aos processos de educação.
Portanto, a Psicologia Escolar, como campo de atuação do profissional psicólogo, bem como de produção científica, tem como principal objetivo promover mediações entre os processos de desenvolvimento humano e de aprendizagem de modo a contribuir com os processos educativos, ao passo que o entendimento destes processos se configura de uma maneira complexade transmissão cultural e de espaço para desenvolvimento da subjetividade (Mitjáns Martinez, 2003).
Na atuação do profissional psicólogo, este utiliza de múltiplos e diversos conhecimentos organizados pelas diferentes áreas da Psicologia, tendo sempre em foco contribuir com os processos de aprendizagem e de desenvolvimento evidenciados no contexto escolar. Isso é possível, por se configurar aatuação do psicólogo escolar como um campo de saberes profissional e não por um campo de saberes que esteja delimitada por uma abordagem ou teoria método psicológica (Mitjáns Martinez 2003).
Desse modo psicologia escolar é uma área de atuação que integra teoria e prática de forma articulada e fundamenta-se em uma visão de homem ativo, que através de sua ação constrói a si mesmo e a seu mundo – e étambém constituído por esse mundo (Vygotsky, 1991) –. Cabe ao psicólogo escolar estar engajado e pronto para dar auxílio as instituições educacionais para que estas possam alcançar as demandas e exigências da área escolar correlacionando a psicologia e a educação mediante o estudo das relações envolvidas com o processo ensino-aprendizagem (Cupolillo, M. V; Costa, A. O. B., 2004).
Atualmente, naliteratura em Psicologia Escolar, é perceptível um mover que visa construir elementos teóricos e metodológicos essenciais ao desenvolvimento de ações fundamentadas no compromisso de promover mudanças no ambiente escolar e, consequentemente, na sociedade. Esse movimento não está relacionado com a patologização das dificuldades educacionais, nem tampouco ao desenvolvimento de práticas que visemculpabilizar alunos pelo que é caracterizado como fracasso escolar (PATTO, 1990, TANAMACHI, PROENÇA e ROCHA, 2000).
Cabe ao psicólogo escolar pautar suas ações em atitudes que visem o desenvolvimento da reflexão sobre a realidade e o cotidiano da escola a fim de promover diálogo entre seus atores (GUZZO, 2005), bem como trazer o favorecimento das relações interpessoais entre os agentes educacionais,os alunos e suas famílias (MARINHO-ARAUJO e ALMEIDA, 2005).
Nos contextos educacionais o psicólogo escolar dispõe de várias possibilidades de atuação que podem ser utilizadas em harmonia com as metas definidas ao longo de sua trajetória profissional. É o que nos mostra Martínez (2005) ao ressaltar algumas estratégias para o planejamento de um trabalho junto à comunidade escolar, incluindo o uso dediferentes formas de pesquisa-ação, da técnica do grupo focal, das dinâmicas de grupo, dos grupos de reflexão, de produção escrita, entre outros, que visam dar subsídios para que a equipe pedagógica e os demais participantes possam desenvolver seu trabalho visando alcançar as mudanças pretendidas.
O psicólogo pode, ao perceber as concretas condições de ensino e suas multi-determinações,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de Intervenção- Inclusão escolar
  • Projeto de Intervenção Escolar
  • Projeto de intervenção psicologia escolar
  • Projeto de intervenção espaços nao escolares
  • Projeto pedagógico de intervenção na alfabetização escolar
  • Projeto de intervençao em Psicologia
  • PROJETO DE INTERVENÇÃO BULLING PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR
  • Intervenção Escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!