Projeto de intervenção em comunidades

Páginas: 5 (1197 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2012
1. INTRODUÇÃO

Diante dos problemas encontrados em comunidades carentes procuramos desenvolver um projeto com o objetivo de intervir dentro de uma determinada comunidade de periferia com a população infantil de 1 a 17 anos e 12 meses.
Procuraremos com esse projeto trabalhar com crianças que vivem em condições de abandono, problemas físicos, subnutrição, deficiência psicomotora, em situaçõesde agressão e outros.

2. PROJETO

3.1 - Nome do Projeto
Projeto Associação para Valorização e Integração de Crianças e Adolescentes (AVICA)

3.2 - Objetivos e Missão
A AVICA é uma organização filantrópica de assistência social, que atua no atendimento e na defesa de direitos da criança e adolescentes, promovendo a inclusão, a reabilitação e a capacitação dessas.
Aassociação tem um plano de crescimento para os próximos anos, a organização prevê a abertura de, pelo menos, uma unidade em cada estado brasileiro conta com o apoio do Governo Federal e de instituições privadas.
A AVICA tem como missão promover as competências de crianças e adolescentes visando à sua autonomia, segurança e dignidade para o exercício da cidadania. A associação oferece um trabalhocompleto que engloba o atendimento clínico, o desenvolvimento de competências para o convívio social, a reabilitação e capacitação profissional, além da inserção no mercado de trabalho.

3.3 - Perfil
A AVICA atendera menores moradores de periferia, portadores de deficiência orgânica com problemas de nutrição, deficiência psicomotora e que vive em situação de abandono e agressão, jovens quequerem se especializar em busca de uma profissão e inserção para o mercado de trabalho.

2.4 - Objetivo Geral do Projeto:
Desenvolver um projeto de intervenção comunitário de prevenção e acompanhamento promovendo a saúde e bem estar que toda criança e adolescente tem direito como previsto por lei (ECA).
Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.
Art. 7º Acriança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

2.5 - Objetivos Específicos do Projeto:
Proporcionar ao menor um plano de medida para orientar, motivar, instruir, educar e preparar para a vida.

2.6 - Metodologia:
Pararealização e implantação do projeto nas comunidades será necessária uma pesquisa participativa em cada comunidade, para identificar em cada uma seus principais problemas, serão aplicadas entrevistas informais com os pais e os menores moradores da comunidade, vai ser preciso observar o ambiente escolar e como todos se desempenham, e como eles convivem nas ruas.
Após o levantamento de dados, vai serpossível identificar quais os principais problemas que devem ser abordado em cada comunidade, tendo como exemplos: o abandono, violência contra o menor, gravidez na adolescência, desnutrição, o trafico, dificuldades de aprendizagem, agressividade, dificuldades de aprendizagem. E outros problemas que podem ser identificados e sugeridos.

2.7 – Equipe do Projeto:
Psicólogos, Assistentes Sociais, T.O,Nutricionistas, Médicos e Enfermeiros, Dentistas, Pedagogos, Fonoaudiólogos, Policiais, Empresários, Administradores, Representantes da comunidade, Voluntários.3. LOCAL:

As sedes para implantação do projeto devem ser um espaço amplo que conte com uma infra-estrutura básica para esportes, acolhimento, oficinas, administração.

4.
PROCEDIMENTOS:

Para cada faixa etária será desenvolvido algumas atividades.
Para as crianças de 1 a 5 anos será oferecido um trabalho de orientação para cuidados, trabalho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de intervenção em comunidades
  • Comunidade e Intervenção Social
  • PRATICAS DE INTERVENÇÃO EM COMUNIDADES:
  • Intervenção na comunidade sobre obesidade
  • Projeto de intervenção
  • PROJETO DE INTERVENÇÃO
  • Projeto de intervençao
  • Projetos de intervenção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!