PROJETO DE INTERIORES Mobili Rios Dos S Culo Xx E Xxi

3014 palavras 13 páginas
1. Mobiliário dos séculos XX e XXI
1.1 Breve Histórico
1.1.1 Design do século XX
No século XX surge o Designer Moderno, resultado de uma junção de movimentos artísticos e influencias. Umas das origens são as ideias e princípios estabelecidos por John Ruskin, na Inglaterra no século XIX, cujos escritos relacionavam valores estéticos com moralidade, e por William Morris que promovem a revalorização da tipografia clássica na impressão e nas habilidades artesanais do designer de produto. No final do século XX, os arquitetos Louis Sullivan e Frank Lloyd Wright começaram a valorizar a forma e a função das suas construções.
Os movimentos que influenciaram no surgimento do Designer Moderno no século XX foram: o Art Nouveau, o Cubismo, o Futurismo, o Dadaísmo, o Surrealismo, o Construtivismo, Art Déco, De Stijl, Bauhaus e o Pop Art.

1.1.2 Design do século XXI
O Designer do século XXI é resultado de uma transformação ocorrida no século XX, que abriu as portas para um novo tempo, tempo esse de inovação. Com o avanço da tecnologia, permitiu-se o uso de novos materiais, novas formas, cores e texturas, possibilitando maior liberdade de criação.
No século XXI o designer apresenta as partes fundidas, demonstra preocupação com a plástica como um todo, e com cada ângulo de visão. Cada detalhe é desenvolvido com esmero, assume maior uso das formas geométricas, jogo de volumetria, sem deixar de considerar a ergonomia (forma e função).
São citadas como características do século XXI: uso da tecnologia; cores vivas não gritantes; ousadia; liberdade; uso comum de plásticos e derivados, espuma, PVC; aplicação de couro ecológico, materiais recicláveis, e matérias-primas ecológicas em virtude da sustentabilidade; desenhos orgânicos; valorização da forma conceitual e releitura de clássicos do mobiliário.
1.1.3 Mobiliário
A história do mobiliário desenvolveu-se a partir do momento em que o homem deixa de ser nômade, ou seja, desde o momento em que se passa a possuir habitação fixa, e

Relacionados