Projeto de integração e cidadania

Páginas: 8 (1942 palavras) Publicado: 18 de junho de 2011
1 PROBLEMA
O reforço escolar é importante para igualar oportunidade de aprendizagem, enriquecer as experiências sociais e culturais e apoiar os alunos com dificuldades de aprendizagem? E a afetividade contribui para a aprendizagem?
2 PÚBLICO ALVO
Meninas, entre 2 e 12 anos, e que foram retiradas temporariamente, ou definitivamente, de suas famílias, por estarem com seusdireitos violados e, em situação de risco pessoal ou social (abandono, maus tratos, negligência, discriminação, etc).
3 JUSTIFICATIVA
A escolha do tema do projeto, veio de encontro com a necessidade colocada pela diretora em entrevista informal, sobre a necessidade de reforço escolar para auxiliar as meninas do lar, e também pela carência de atenção observada nas crianças.
Diante de umasociedade exclusiva, O Lar de meninas Pinheiros mostra uma ação solidária em que oferece oportunidades iguais à meninas em diferentes faixas etárias de inclusão social, em que o objetivo é o desenvolvimento pessoal e social de cada criança visando uma reinserção familiar. Este projeto está direcionado as necessidades d’O Lar de Meninas Jardim Pinheiros”, inscrito sob o CNPJ 76.726.884/0027-67, é umacasa-lar regulamentada e legalmente constituída, com registro em órgãos competentes a nível municipal, estadual e federal para posterior intervenção, na intenção de contribuir na resolução de algumas problemáticas.
Foi fundado em abril de 1994 e é mantido e administrado pela Instituição Adventista Sul Brasileira e faz parte da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA). Areferida agência está presente em aproximadamente 120 países e por décadas tem trabalhado ao redor do mundo, ajudando pessoas a suportarem situações de pobreza, doenças e sofrimentos decorridos de catástrofes e desastres naturais, bem como desenvolvimento de programas de alfabetização e inclusão social.

O lar de meninas, desde então, vem cumprindo com seu objetivo de proteger crianças que estãoem situação de risco pessoal ou social (abandono, maus tratos, negligência, discriminação, etc). Recebem crianças do sexo feminino com faixa etária entre 02 e 07 anos, todas encaminhadas pelos Conselhos Tutelares e Juizado da Infância e Juventude.

Oferecem às crianças alimentação saudável, roupas, calçados, brinquedos, bolsa integral de estudos na rede adventista (material e uniformesescolares), lazer (atividades extra curriculares, passeios, eventos), bem como, assistência médica e odontológica, orientação e apoios psicológico e social.

Durante a estadia das crianças no Lar, é realizado pelo Poder Judiciário e pela Assistente Social o acompanhamento das famílias das meninas abrigadas sendo fundamental a manutenção destes vínculos e, sendo viável, providencia-se o seu retornofamiliar. Caso isto não ocorra, a criança é encaminhada para uma família substituta, que poderá ingressar na justiça com o pedido de guarda ou adoção.

Lutam pela garantia da convivência familiar, pois a cada dia percebe-se a importância da família, de carinho, atenção e amor (muito mais do que a instituição é capaz de oferecer).
Este local local foi escolhido, pois sabendo da importância dafamília, nos sensibilizamos com a necessidade de afastamento das crianças de seus lares. Percebendo, portanto tamanha contribuição da instituição à sociedade
Percebemos na documentação da instituição que Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) tem sido a diretriz de organização e procedimentos no atendimento a estas crianças, respeitando-lhes os direitos de terem uma vida digna e valorizando afamília como base da sociedade e felicidade de todo ser humano.
O Lar tem como proposta não só abrigar, por maior ou menor tempo, mas também desenvolver nelas a cidadania, dignidade e alegria de viver em sociedade, proporcionando um desenvolvimento harmônico de todas as faculdades.
Os recursos para manter essa infra-estrutura provêm de doações públicas, privadas e da própria mantenedora. Por sermos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROJETO DE INTEGRAÇÃO
  • integração em projetos
  • Projeto de integraçaõ
  • Projeto de Integração
  • Inclusão, integração e cidadania para os surdos.
  • Projeto de Integração
  • Projeto de integração
  • Projeto de integração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!