Projeto de ginástica laboral

Páginas: 9 (2207 palavras) Publicado: 23 de maio de 2011
Projeto: Educação Postural na Empresa
Introdução:
A vida do homem moderno, notadamente nos grandes centros urbanos, está cada vez mais voltada ao enfrentamento de situações críticas para sua subsistência, tais como alimentação, moradia, transporte, ensino, saúde e a própria manutenção do emprego, todas elas sabidamente, são situações geradoras de stress. A administração deste stress, tem semostrado uma ferramenta vital nas provas técnicas de administração empresarial, já que comprovadamente, a melhoria dos níveis de qualidade de vida, baseados nas situações críticas acima mencionadas, é hoje fator diferencial entre as empresas, na competição por produtividade, qualidade e desempenho comercial. Entre as ferramentas utilizadas na procura desta melhoria de qualidade de vida, a ginásticalaboral tem tomado lugar de destaque em vários segmentos industriais e não mais somente entre as empresas de origem oriental, como era comum até duas décadas atrás. Dentro deste enfoque, a ginástica laboral tem ganhado destaque no Brasil nos últimos 02 anos, sendo utilizada como uma importante ferramenta, dentro do conjunto de medidas que visam prevenir o aparecimento de lesões dos músculos ligadasa atividades dentro do ambiente de trabalho (L.E.R ou D.O.R.T.) Baseando-se na premissa de que o homem passa grande parte de sua vida ativa envolvido com o trabalho, é necessário que ações sejam desenvolvidas a fim de que diminuam os efeitos causados pelo desempenho inadequado das atividades laborais. A ginástica no local de trabalho fundamenta-se na valorização da prática de atividades físicascomo instrumento de promoção da melhoria da qualidade de vida do trabalhador. Em colaboração a estes conceitos, um recente estudo publicado pelo Ministério da Saúde, mostra os seguintes achados:
*Produtividade - aumento de 2 a 5%; *Acidentes - redução de 20 a 25%; *Turnover - redução de 10 a 15%; *Faltas ao serviço - redução de 10 a 15%
Diante desses números, consideramos necessária aimplementação da ginástica laboral na empresa.

Diagnóstico:
Na realização da entrevista com o empresário e junto com a observação in loco, percebemos que existe um alto índice de absenteísmo na organização, representado, em grande maioria, por problemas de saúde. Na Pesquisa de Clima Organizacional, notamos que referente à variável Motivação o índice de satisfação dos colaboradores é de 71,88%, contra umíndice de insatisfação de 28,12% que pode ser considerado razoavelmente alto, principalmente em relação a esta variável. Atualmente a empresa não disponibiliza aos seus funcionários nenhum programa de qualidade de vida. Na empresa Veirano e Alves existem pessoas com idades variadas, então queremos mostrar tanto para os mais novos quanto para os mais velhos como podemos conciliar trabalho e qualidadede vida, fazendo com que todos compreendam a importância da saúde e bem-estar dentro do ambiente de trabalho.

Objetivo:
Temos como objetivo mostrar a todos os colaboradores da empresa que optar pela qualidade de vida é um passo importante para o desenvolvimento e bem estar.
O objetivo é o de adaptar as condições de trabalho, dando um arranjo as várias áreas de trabalho com a ginásticalaboral e ergonomia que se refere a NR17.

Estratégias:
Implantar Ginástica Laboral e o funcionamento da NR17 para o não desenvolvimento de pequenos problemas como LER/DORT que podem surgir devido ao mau posicionamento no trabalho e em casa.Vamos também propor uma apostila didática como base para o diretor e funcionários para o entendimento das ações que estão sendo citadas no projeto.

Ações
Paraque os colaboradores entendam porque a ginástica laboral e a ergonomia devem fazer parte do ciclo de trabalho dentro da empresa, vamos dividir o projeto em 3 (três) etapas, mostrando sua importância e como realizar os exercícios:
□ 1ª Etapa:
Palestra educacional, ministrada por um profissional de Educação Física, realizada com todos os funcionários que participarão do projeto, onde será...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de ginástica laboral
  • projeto de ginastica laboral
  • Ginastica laboral projeto
  • Projeto ginástica laboral nas empresas
  • Modelo de projeto para ginastica laboral
  • Projeto de ginástica laboral escolar
  • Projeto ginástica laboral
  • Projeto de ginástica laboral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!