Projeto de extesão a cumunidade

1831 palavras 8 páginas
As danças típicas da região Sul

As danças gaúchas são as mais coreográficas danças brasileiras e são marcadas pela influência das culturas espanhola, portuguesa e francesa. As danças gaúchas estão impregnadas do verdadeiro sabor campesino do Rio Grande do Sul; são legítimas expressões da alma gauchesca. Em todas elas está presente o espírito de fidalguia e de respeito à mulher, que sempre caracterizou o campesino rio-grandense. Às vezes, também, a dança gaúcha é caracterizada por movimentos e sapateado fortes. Em seus volteios, exige grande esforço dos dançarinos, chegando, em alguns casos, se apresentar-se como um desafio de perícia, agilidade e audácia.
Hoje os ritmos mais tocados são os aparentados da valsa (rancheira, xote, vaneira e bugiu) - e os pares dançam juntos. Os grupos de dança folclórica também executam bailados típicos como a Tirana, Balaio, Pezinho e o Pau de Fitas. Nesta manifestação, fitas coloridas vão sendo trançadas em um poste pelos pares. A chula - um desafio masculino de sapateado - e a dança dos facões que simula uma luta, são igualmente populares.
As diversas danças gaúchas - que muitos acreditam ser a forma de expressão mais legitíma do Rio Grande do Sul - estão incrustadas na cultura do Estado. Nas apresentações de danças que acontecem tanto em palcos de churrascarias tradicionais quanto em festas interioranas, nota-se algumas das características mas marcantes do gaúcho: o respeito à mulher e a masculinidade do homem do pampa.

As Danças Típicas da Região Norte

A mais extraordinária manifestação de criatividade artística do povo paraense foi criada pelos índios Tupinambás que, segundo os historiadores, eram dotados de um senso artístico invulgar, chegando a ser considerados, nas tribos, como verdadeiros semideuses. Inicialmente, segundo tudo indica, a Dança do Carimbó era apresentada num andamento monótono, como acontece com a grande maioria das danças indígenas. Quando os escravos africanos tomaram contato com essa

Relacionados