Projeto de exportação de açaí

Páginas: 5 (1199 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
Origem do açaí
Processo produtivo
Diferencial do produto
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Objetivo Específico
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Identificação da Organização
Histórico da Empresa
Material/Logística
Gestão Empresarial
Marketing
Pontos Fortes e Pontos FracosPontos Fortes
Pontos Fracos
ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO
Mercado paraense: aspectos físico-geográfico,economia e comércio exterior
Mercado Nacional
Concorrentes
Mercado Alvo
Oportunidades
Ameaças
Transporte e Logística na Espanha
PERGUNTA – PROBLEMA
Hipótese
Pergunta problema
Abordagem ConceitualANÁLISE TEÓRICA
PARTE PRÁTICA
Identificação e Análise da Situação Atual
Desenvolvimento dos Objetivos Específicos
Classificação da mercadoria a ser exportada
TESTES DAS HIPÓTESES E RESPOSTAS DA PERGUNTA PROBLEMA
Propostas
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS.


INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO

Origem do Açaí
Açaí éo fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea). Também chamado de juçara, o mesmo é uma das mais importantes fontes de alimentação para os habitantes da região Amazônica, terra de origem do açaí. A fruta também é encontrada em outros países próximos do Brasil, como Venezuela, Colômbia, Equador e Guianas. O açaizeiro é uma árvore que pode chegar a atingir até 30 metros de altura e que prefere áreasúmidas, fato que faz com que a mesma cresça nas margens dos rios.
O açaí é uma pequena fruta arredondada, de coloração escura, variando entre o roxo e o preto, que possui um pequeno caroço e pouca poupa. O fruto é encontrado em cachos; cada tronco do açaizeiro produz até quatro cachos da fruta. Os efeitos benéficos do açaí para a saúde são vários. A fruta é rica em vitaminas do complexo B, C, além deter muitos sais minerais, como o ferro, cálcio e potássio. O açaí também é rico em antocianinas, substâncias responsáveis pela circulação sanguínea. Se comparada com outras frutas, o açaí é muito mais calórico: cada 100 gramas têm, em média, 160 calorias. Dessa forma, o mesmo deve ser consumido com moderação.  Para ser apreciado, é necessário que o açaí seja amassado. Assim, sua polpa é retirada emisturada na água, originando o chamado “vinho do açaí”. A fruta é empregada no preparo de bebidas, doces, sorvetes e geléias. O fruto da Amazônia conquistou paladares em várias regiões do Brasil. O açaí na tigela, como é chamado, é a forma mais comum de consumo da fruta: a polpa do açaí congelada é batida com xarope de guaraná, originando uma pasta semelhante ao sorvete. O Brasil é o grandeprodutor mundial de açaí, responsável por 85% da oferta mundial.[1]2.2 Processo Produtivo
Cultivo
O açaizeiro, por ser espécie alógama (originária de cruzamentos), com ampla ocorrência na Amazônia Continental, apresenta grande variação de tipos para os mais diversos caracteres de interesse, como precocidade, produtividade de frutos, rendimento de polpa e época de produção. Os vários tipos deaçaizeiro foram definidos de acordo com a coloração de frutos, formas de inflorescências e cachos, número de frutos por ráquila e diâmetro dos estipes. A partir dessas características resultaram, entre outras, as denominações de açaí-roxo ou preto, açaí-branco, açaí-açu, açaí-espada e açaí-sangue-de-boi.
O uso de cultivares adaptadas às diferentes condições de clima, solo e sistema de produção é oprincípio fundamental para a obtenção de incrementos de produtividade e de qualidade de qualquer vegetal.
A partir da década de 1990, a produção de frutos de açaizeiro, até então proveniente da exploração extrativa, passou a contar, também, com a participação de açaizais nativos manejados e de cultivos, em várzea e terra firme, em sistemas solteiros e consorciados. Nesses cultivos foram usadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exportação de açaí
  • Exportação açai
  • Exportação de açaí
  • Projeto de açai
  • Exportação de açaí para a austrália
  • projeto açai
  • Projeto de exportação
  • projeto exportaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!