Projeto de Estação de Tratamento de Efluentes de uma Indústria de Papel e Celulose

Páginas: 13 (3165 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2013
Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Tecnologia e Geociências
Departamento de Engenharia Química
Curso de Química Industrial












Projeto de Estação de Tratamento de Efluentes de uma Indústria de Papel e Celulose








Disciplina: Controle Ambiental
Professor: Silvana Calado
Equipe: Aline Maíra
Vanessa Lima




Recife, abril de 2013Capítulo 1- INDÚSTRIA DE CELULOSE E PAPEL

1-CENÁRIO NACIONAL ATUAL
Segundo a Associação Brasileira de Celulose e Papel (BRACELPA) (2011), o Brasil é um grande produtor de papel e celulose. Tem notoriedade mundial por produzir e abastecer os mercados com significativas quantidades de papel de embalagem, papéis de imprimir, escrever e papel cartão. Na última década, o país aumentou sua produçãoem 36,1%, com crescimento médio de 3,1% ao ano, seguindo as mudanças na economia brasileira. O desenvolvimento socioeconômico e o aumento de renda da população, com a inserção de novos consumidores no mercado, resultaram em mais demanda por livros, cadernos, jornais e revistas, embalagens para alimentos, remédios e itens de higiene pessoal. Com 14,1 milhões de toneladas, o Brasil se consolidoucomo o 4º produtor mundial de celulose, distanciando-se da Suécia, que ficou na 5ª colocação, com 11,8 milhões de toneladas. Este é um dos resultados do Ranking Mundial dos principais produtores de celulose e papel em 2011. Em relação à produção de papel, embora tenha crescido 4,4% na comparação com 2009/2010, chegando a 9,8 milhões de toneladas, o país perdeu uma posição, ficando em 10º lugar.2-PROCESSO PRODUTIVO
As etapas de fabricação de papel estão descritas abaixo conforme Ali e Sreekrishnan, 2001 e Santos et al., 2001, e os constituintes dos respectivos efluentes gerados estão apresentados na Figura 1, de acordo com Pokhrel e Viraraghavan, 2004:
Preparo da madeira: As toras de eucalipto e pinus são descascadas e lavadas. Em seguida, a madeira é picada produzindo cavacos dedimensões uniformes.
Processo de polpação: Etapa em que ocorre a transformação dos cavacos de madeira em uma massa, através da ruptura das ligações entre fibras de celulose no interior da estrutura da madeira pela lenta dissolução da lignina. O processo de polpação mais utilizado é o Kraft (Pokhrel e Viraraghavan, 2004; Kirk – Othmer, 1981), no qual os cavacos de madeira são tratados dentro de umdigestor, sob altas temperaturas e pressões, com uma solução contendo hidróxido de sódio e sulfato de sódio. A polpa é então lavada com água e separada, sendo o efluente líquido denominado de licor negro.
Branqueamento: A polpa é depurada e encaminhada à deslignificação, utilizando-se reagentes oxidantes como cloro, dióxido de cloro, oxigênio, ozônio, peróxido, dentre outros. Entre os estágios debranqueamento, a polpa é lavada com água em excesso para a remoção das substâncias responsáveis pela coloração marrom ainda persistente (ligninas oxidadas).
Fabricação do papel: Após o branqueamento, a solução de celulose é misturada com aditivos como cola sintética, carbonato de cálcio precipitado, alvejantes óticos, corantes e outros. Em seguida a folha é formada, prensada e secada.

CAPÍTULO 2-CARACTERIZAÇÂO DOS EFLUENTES GERADOS
2.1-CARACTERIZAÇÃO DOS EFLUENTES LÍQUIDOS

De acordo com Braile e Cavalcanti (1993), na indústria de celulose e papel os despejos são produzidos em duas etapas gerais: preparo da polpa-celulose e fabricação de papel.
Os efluentes líquidos oriundos do processo de produção de celulose e papel são extremamente variáveis, tanto em características qualitativasquanto em quantidade por unidade de produto. A quantidade de água consumida nos processos de fabricação é semelhante à lançada no corpo receptor como água residuária, havendo uma diminuição em torno de 5%.

2.1.1- Parâmetros

A) Cor: uma das características mais “ofensivas” do efluente das plantas de celulose. Basicamente, tem origem nos resultantes do processo de cozimento, despejos da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tratamento de efluentes líquidos de indústria de papel e celulose
  • Tratamento de efluentes líquidos na Indústria de Papel e Celulose
  • PROJETO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES
  • PROJETO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS
  • Trabalho Efluentes
  • Projeto- bulking filamentoso em efluentes de fábricas de celulose e papel
  • Tratamento de resíduos químicos gerados pela indústria de papel e celulose
  • Gerenciamento de projetos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!