Projeto de estágio supervisionado em psicologia escolar: contribuições para a compreensão da adesão dos estudantes do colégio estadual francisco da conceição menezes à atividades no âmbito escolar.

Páginas: 6 (1380 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Pedro Gonçalves Dantas

Projeto de estágio supervisionado em psicologia escolar: Contribuições para a compreensão da adesão dos estudantes do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes à atividades no âmbito escolar.

Santo Antônio de Jesus
Setembro – 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DECIÊNCIAS DA SAÚDE

Pedro Gonçalves Dantas

Projeto de estágio supervisionado em psicologia escolar: Contribuições para a compreensão da adesão dos estudantes do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes à atividades no âmbito escolar.

Projeto de estágio apresentado como continuidade do estágio supervisionado em Psicologia I do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavoda Bahia em parceria com o Colégio estadual Francisco da Conceição Menezes no período de maio a julho de 2011.

Supervisora: Profª. Msª. Marta Alfano

Santo Antônio de Jesus
Setembro - 2011
APRESENTAÇÃO

Este projeto deriva da atividade de orientação profissional proposta e realizada por mim, Pedro Gonçalves Dantas, nos meses de junho e julho de 2011, no Colégio Estadual Francisco daConceição Meneses sob a supervisão da professora do curso de Psicologia da UFRB, Marta Alfano. A atividade supracitada visou oportunizar aos discentes um momento para reflexão sobre seus projetos de vida (com enfoque na trajetória escolar e profissional) bem como fomentar a implicação dos mesmos em ações que viabilizem tais projetos. A proposta de realização de um grupo de orientação profissional foiapresentada aos estudantes do 3º ano do ensino médio do período matutino e inicialmente houve o interesse manifesto por parte de 9 estudantes que solicitaram fichas de pré-inscrição. Apenas quatro destes estudantes entregaram a ficha devidamente preenchida, e apenas dois comparecerem ao primeiro encontro do grupo. Nos demais encontros houve uma espécie de revezamento dos estudantes de forma que otrabalho planejado para ser realizado em grupo acabou sendo realizado de forma individual.
A baixa adesão dos estudantes à atividade nos instigou a pensar sobre os fatores de distanciamento dos estudantes da atividade proposta. Após reflexões e conversas com professores, funcionários e a diretora do colégio, verificou-se a persistência de falas sobre a elevada evasão de alunos em outrasatividades realizadas na instituição o que promoveu um deslocamento da pergunta inicial de: “porque será que os estudantes não aderiram ao grupo de orientação profissional” para “o que os estudantes pensam das atividades realizadas na escola? Como proporcionar um maior envolvimento dos estudantes com as atividades institucionais?”
Tendo estes questionamentos como referência, este projeto visa arealização de uma breve pesquisa de orientação etnográfica, com o objetivo de conhecer os fatores de aproximação e distanciamento dos estudantes das atividades realizadas no espaço escolar. Acreditamos que com uma maior compreensão dos múltiplos significados que os estudantes atribuem à suas ações e interações no ambiente escolar, será possível propor intervenções que aproximem os desejos dos estudantes àsatividades propostas na instituição impactando no grau de participação dos estudantes nas atividades.

PROPOSTA

Segundo, Hammersley e Atkinson (1983), a Etnografia é um método de pesquisa social baseado na observação participante e/ou em registros permanentes da vida diária nos locais e contextos em que ela naturalmente acontece. Neste sentido, a etnografia se caracteriza por: documentar onão documentado; obter, como produto do trabalho analítico, sempre uma descrição; permanecer longamente no campo; interpretar e integrar conhecimentos locais à elaboração e descrição; e) construir conhecimentos, descrever realidades particulares buscando relações relevantes às inquietações teóricas mais gerais. (SATO e SOUZA, 2001)
Neste projeto, adotamos estes princípios como norteadores de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar
  • Estagio supervisionado psicologia escolar
  • As contribuições da pedagogia de projetos no âmbito escolar
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR E INSTITUCIONAL
  • Projeto de estágio supervisionado na gestão escolar
  • RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO l EM PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL
  • Estagio supervisionado na gestao escolar
  • Estágio Supervisionado Organização Escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!