PROJETO DE ENSINO – IMPORTÂNCIA DO JOGO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

1480 palavras 6 páginas
Universidade de Itaúna
Curso de Pedagogia

PROJETO DE ENSINO – IMPORTÂNCIA DO JOGO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Disciplina: Planejamento Educacional

PROJETO DE ENSINO – IMPORTÂNCIA DO JOGO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Itaúna 2012
Projeto de Ensino

Tema

Uso de Jogos no Ensino de Matemática

Apresentação
A proposta do jogo em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento social, pois existem alunos que se “fecham”, têm vergonha de perguntar sobre determinados conteúdos, de expressar dúvidas, e assim a Matemática se torna um problema para eles. A aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de socializar os alunos, buscar a cooperação mútua, e a participação da equipe como forma de elucidar o problema proposto pelo professor. Mas para que isso aconteça, o educador precisa de um planejamento organizado e um jogo que incite o aluno a buscar o resultado; este jogo precisa ser interessante e desafiador.
A utilização de atividades lúdicas na Matemática e de materiais concretos é totalmente relacionada ao desenvolvimento cognitivo da criança.
'' Outro motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Dentro da situação de jogo, onde é impossível uma atitude passiva e a motivação é grande, notamos que, ao mesmo tempo em que estes alunos falam Matemática, apresentam também um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem. ''(Borin,1996,9).
Os vários conteúdos matemáticos, serão trabalhados de

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas