PROJETO DE ENSINO – IMPORTÂNCIA DO JOGO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Páginas: 6 (1480 palavras) Publicado: 13 de janeiro de 2014
Universidade de Itaúna
Curso de Pedagogia













PROJETO DE ENSINO – IMPORTÂNCIA DO JOGO NO ENSINO DE MATEMÁTICA








Disciplina: Planejamento EducacionalPROJETO DE ENSINO – IMPORTÂNCIA DO JOGO NO ENSINO DE MATEMÁTICA























Itaúna 2012
Projeto de Ensino


Tema

Uso de Jogos no Ensino de Matemática

Apresentação
A proposta do jogo em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento social, pois existem alunos que se “fecham”, têmvergonha de perguntar sobre determinados conteúdos, de expressar dúvidas, e assim a Matemática se torna um problema para eles. A aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de socializar os alunos, buscar a cooperação mútua, e a participação da equipe como forma de elucidar o problema proposto pelo professor. Mas para que isso aconteça, o educador precisa de um planejamentoorganizado e um jogo que incite o aluno a buscar o resultado; este jogo precisa ser interessante e desafiador. 
A utilização de atividades lúdicas na Matemática e de materiais concretos é totalmente relacionada ao desenvolvimento cognitivo da criança.
'' Outro motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de  diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos quetemem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Dentro da situação de jogo, onde é impossível uma atitude passiva e a motivação é grande, notamos que, ao mesmo tempo em que estes alunos falam Matemática, apresentam também um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem. ''(Borin,1996,9).
Os vários conteúdos matemáticos, serão trabalhados deforma lúdica e prazerosa com os alunos do Ensino Fundamental até o 5° ano.









Justificativa

As crianças normalmente se dispersam com facilidade, pois o uso da lousa e do caderno acaba deixando as crianças cansadas. O uso dos jogos desperta a atenção e podem ser usados para raciocinar e resolver problemas matemáticos.
Como educadores devemos procurar alternativas para aumentar amotivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.
Vygotsky afirmava que através do brinquedo a criança aprende a agir numa esfera cognitivista, sendo livre para determinar suas próprias ações Segundo ele, obrinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.
Deixar o aluno participar da confecção de alguns jogos (aqueles feitos de matérias reciclados ou de outras matérias) também é um bom estímulo para que a prática de jogos em sala de aula fique mais interessante e significativa para eles.
Através do jogo, temos apossibilidade de abrir espaço para a presença do lúdico na escola, não só como sinônimo de recreação e entretenimento. Muito mais do que um simples material instrucional, ele permite o desenvolvimento da criatividade, da iniciativa e da intuição
O desenvolvimento do projeto Matemática através de jogos buscará envolver os educandos nas brincadeiras, jogos e desafios apresentados e construídos.
Aaprendizagem através de jogos, como dominó, palavras cruzadas, memória e outros permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido.
Para isso, eles devem ser utilizados ocasionalmente para sanar as lacunas que se produzem na atividade escolar diária. Neste sentido verificamos que há três aspectos que por si só justificam a incorporação do jogo nas aulas. São...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a importancia dos jogos no ensino da matematica
  • A importância dos jogos no ensino da matemática
  • a importância do jogo no ensino da matematica
  • A IMPORTÂNCIA DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
  • jogo no ensino de matematica
  • Os jogos no ensino da matemática
  • Jogos no ensino de matematica
  • O papel dos jogos no ensino da matemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!