PROJETO DE ENSINO DE HISTÓRIA

Páginas: 8 (1827 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
PROJETO DE PESQUISA: AIMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL




ÁLVARO DE MELO RODRIGUES
EDD IAGO JR. COSTA FIGUEIREDO
JONNY KEFFERSON RODRIGUES GALDINO DA SILVA
JOSÉ VANDCARLOS VASCONCELOS DA SILVA
MATEUS MARCOS TABOSA SANTIAGO






Projeto de pesquisa solicitado como exigência parcial de avaliação da disciplina de Introdução à Pesquisa Educacional II, docurso de Licenciatura em História – da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de caruaru-FAFICA Prof: Roberta Alencar








Caruaru,2013


PROJETO DE PESQUISA: AIMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL







Projeto de pesquisa realizado pelos alunos Àlvaro, Edd, José, Jonny e Mateus do curso de licenciatura em história da Faculdade de Filosofia Ciências eLetras de caruaru-FAFICA sobe a supervisão da orientadora Roberta Alencar, Caruaru Outubro de 2013














Caruaru,2013
1.Introdução
Este projeto de pesquisa é apresentado como exigência parcial de avaliação da disciplina de Introdução á Pesquisa Educacional, do 2º período do curso de Licenciatura em História, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru.
De acordocom Nikitiuk (2007), sabe-se que o conteúdo de história não é passado mas o tempo ou exatamente os procedimentos da análise e também os conceitos de levar em conta os movimentos da sociedades, compreendendo os seus mecanismos e reconstruindo os processos e comparando com as evoluções (p.16).
Como reflexo, muitos alunos terminam aprendendo muito pouco sobre história devido ao método decorativo,voltando a atenção para as datas e conteúdos que não estão sendo contextualizados, ligados ao presente. Portanto, terminam enxergando a ciência histórica como decorativa devido á essas questões.
Segundo Schimdt (2009),
aprender história significa contar a história, isto é, significa narrar o passado a partir da vida no presente. O principal objetivo é elaborar uma orientação relacionada com aconstrução da identidade de cada um e, também, organizar a própria atuação nas lutas e ações do presente, individual e coletivamente. (p.37).
É necessário tomarmos consciência que o ensino da história assim bem como outras ciências sociais implantadas nos currículos escolares despertam nos alunos seu senso crítico e analítico com relação aos fenômenos histórico-sociais.
Observando a legislaçãorelacionada ao ensino fundamental, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) no seu art. 32 nos é dito que esse ensino é obrigatório e sua duração é de 9 (nove) anos. Seu início é aos 6 (seis) anos e o seu objetivo é a formação básica do cidadão. O Plano Nacional de Educação (PNE), na sua meta 2 diz: universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda população de 6 a 14 anos. Os ParâmetrosCurriculares Nacionais de História (PCNs), em seus objetivos gerais, falam da importância da identificação das relações sociais no próprio convívio social dos estudantes.
Com base nesses assuntos analisados pretendemos discutir sobre o ensino de História no ensino fundamental, considerando sua relevância para a formação do indivíduo, bem como o papel do professor de História na contribuição para aconsciência crítica e descoberta de si como agente de transformação social, com o poder de intervir na sociedade. Essas ideias são discutidas, amparando-se em diversos autores, para corroborar a importância do estudo e ensino de História nas séries iniciais, pergunta-se: Qual a importância do ensino de história no ensino fundamental?

2. Objetivos
2.1. Objetivo Geral
Caracterizar a importância doensino de história no ensino fundamental
2.2. Objetivos Específicos
Analisar aspectos metodológicos que dificultam o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental.
Analisar incisos da lei que dizem respeito ao ensino fundamental, no tocante a disciplina de História.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Espera-se que ao longo do Ensino Fundamental, os alunos gradativamente possam ler e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • projeto de ensino Historia
  • PROJETO DE ENSINO : O USO DA TIC NO ENSINO DE HISTÓRIA
  • METODOLOGIAS DO ENSINO DE HISTORIA
  • Pre projeto tcc história e ensino
  • projeto: educaçao patrimonial no ensino de historia
  • PROJETO: O ENSINO DE HISTÓRIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES – MUSEU
  • Metodologia no ensino de história, por meio de projetos com utilização de microcomputadores
  • O ensino da história

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!