Projeto de ensino colorteca

Páginas: 6 (1362 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
PROJETO COLORTECA

Tema: A importância do estudo do solo no ensino fundamental e a conscientização da sua preservação para a manutenção da vida.

Público Alvo: Crianças do 5º ano (ensino fundamental) da rede regular de ensino.

Introdução
O solo, também chamado de terra, é fundamental para a vida de todos os seres vivos do nosso planeta. Ele é o resultado da ação conjunta de agentes externos:chuva, vento, umidade, calor sobre as rochas que depois é enriquecido com matéria orgânica (restos de animais e plantas). O estudo do solo permite ao homem cultivar vegetais adequados ao consumo e também evitar danos na natureza como, por exemplo, evitando fazer construções onde o solo não suportaria. Quando se estuda o solo, se entende a sua formação, o que também ajuda a entender como se viviatempos atrás em um determinado lugar. Existem diversas espécies diferentes de solo, as quais variam conforme a sua composição. Entretanto, alguns elementos estão presentes em toda a sorte de solo. São eles a argila, areia, húmus, e o calcário misturado. Conforme variam as quantidades dessas substâncias, o tipo de solo varia também. A cor do solo é considerada, por muitos pedólogos (profissionais queestudam o solo), um dos atributos morfológicos mais importantes. Os solos podem apresentar cores variadas, tais como preto, vermelho, amarelo, acinzentado, etc. Essa variação irá depender do material de origem como também de sua posição na paisagem, conteúdo de matéria orgânica, e mineralogia, dentre outros. A partir de amostras de solos de diferentes cores, analisaremos as características epropriedades do solo, como sua importância para o meio ambiente e seres vivos, principalmente o homem.

Justificativa
O estudo científico do solo, a aquisição e disseminação de informações sobre o papel que o mesmo exerce e sua importância na vida do homem, são condições primordiais para sua proteção, conservação e garantia da manutenção de um ambiente sadio e sustentável. Apesar de sua importância, oespaço dedicado ao estudo do solo, no ensino fundamental, é frequentemente nulo ou relegado a um plano menor, tanto na área urbana como rural. Este conteúdo nos materiais didáticos, muitas vezes, está em desacordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e, freqüentemente encontra-se desatualizado, incorreto ou fora da realidade dos solos brasileiros. Além disto, este conteúdo é, muitasvezes, ministrado de forma estanque, sem relacionar com a utilidade prática ou cotidiana desta informação, causando desinteresse tanto ao aluno quanto ao professor. Dentre outras, estas razões contribuem para que a população desconheça a importância e características do solo, o que amplia o seu processo de alteração e degradação.

Objetivo geral
Contribuir de maneira prática com recursosdidático-pedagógicos para que os alunos possam aprender de maneira interessante sobre o tema abordado, promovendo ações e atitudes socioambientais mais conscientes, facilitando o processo ensino-aprendizagem com uma linguagem sucinta e lúdica das aulas práticas, possibilitando leituras sobre o ensino do solo, através das amostras dos mesmos, para a construção de um pensamento voltado a preservação do solo edo meio ambiente.

Objetivos específicos
* Identificar e compreender as relações entre solo, água e seres vivos nos fenômenos de escoamento da água, erosão e fertilidade dos solos nos ambientes urbano e rural.
* Analisar o armazenamento e ciclagem de nutrientes para as plantas e outros elementos.
* Relacionar a ação filtrante e protetora da qualidade da água.
* Demonstrar e discutircom os alunos as diferentes cores que o solo apresenta.
* Conhecer as cores dos solos que influenciam na vegetação, paisagem, etc.
* Conhecer a constituição do solo.
* Perceber a importância do solo para a sobrevivência dos seres vivos.

Cronograma
As ações do projeto serão realizadas num período de dois meses se estendendo por todo o ano letivo.

Conteúdos curriculares
A proposta dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de ensino
  • PROJETO DE ENSINO
  • PROJETO DE ENSINO
  • Projeto de ensino
  • projeto de ensino
  • Projeto de ensino
  • projeto de ensino
  • Projeto de Ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!