Projeto de EngenhariaTexto

2353 palavras 10 páginas
PNV 2100 – INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

A ENGENHARIA E O PROJETO DE ENGENHARIA

DA TÉCNICA À ENGENHARIA

Para atender suas necessidades materiais o homem só dispõe da natureza e dela sempre se valeu. No início, o homem explorava a natureza através da coleta de plantas, da caça e da pesca para atender suas necessidades alimentares e através do uso do espaço físico para as suas necessidades de proteção.
Fazendo uso de sua inteligência, passou a “domar” ou dominar a natureza, através do uso de técnicas que melhoravam sua condição de vida.

EVOLUÇÃO DA TÉCNICA

As primeiras técnicas nasceram, provavelmente, do instinto, do acaso ou da imitação da natureza.
A descoberta do fogo, e o seu uso (cozimento de alimentos, iluminação, aquecimento), foram a primeira manifestação técnica da humanidade. Por essa época nasceram também as técnicas de aproveitamento da pedra lascada para a confecção de armas e utensílios.
Com a evolução, ao instinto juntou-se a criatividade e as técnicas se aprimoraram. São desse período o uso da pedra polida, agricultura, domesticação e criação de animais, fabricação de vinhos e cervejas. A seguir, a descoberta de metais
(bronze e ferro foram os primeiros) ampliou a gama de recursos disponíveis para o bemestar do homem.
Essas técnicas eram consideradas então, dádivas divinas e, como tal, sua transmissão só era permitida aos escolhidos.
Foi com os gregos e suas téchne –saber fazer humano – que o ensino das técnicas passou a ser feito também por leigos. Este fato fez com que mais um elemento se incorporasse ao arsenal disponível ao desenvolvimento das técnicas: a experiência.
Desta associação da criatividade com a experiência nasceu a engenharia.

1

A primeira referência do uso do termo “engenheiro” foi para designar aqueles que se dedicavam ao invento dos “engenhos” de guerra.
Esta forma de engenharia foi caracterizada como engenharia prática (baseada no invento).
Paralelamente crescia também o conhecimento no campo hoje denominado de ciência. No

Relacionados