Projeto de Dimensionamento de Instalação Hidráulica

Páginas: 7 (1626 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014


Centro Universitário da FEI


Departamento Engenharia Mecânica


Bombas e Instalações Hidráulicas
ME 6710 – NM 7710 – NM 8710

LABORATÓRIO



Turma:130 data : 26 /05 /2012
PROJETO - Grupo:
Alunos que participaram do trabalho (obrigatório):

nome :





















Energética









ÍNDICE

1.OBJETIVO 1
2. CARACTERÍSTICAS DO FLUÍDO 1
3. RESPONSABILIDADE DA LINHA 1
4. LAYOUT DA LINHA 4
5. ESCOLHA DO MATERIAL DOS TUBOS 6
6. DETERMINAÇÃO DOS DIÂMETROS DA TUBULAÇÃO 6
7. DETERMINAÇÃO DOS MEIOS DE LIGAÇÃO 8
8. PERDAS 8
9. CARGANECESSÁRIA 10
10. ROTAÇÃO ESPECÍFICA 11
11. SELEÇÃO DA BOMBA 12
12. VERIFICAÇÃO QUANTO Á CAVITAÇÃO 14
13. SELEÇÃO DO MOTOR ELÉTRICO 15
14. CUSTO OPERACIONAL 14
15. ESPECIFICAÇÃO DOS COMPONENTES / CUSTO DE AQUISIÇÃO 16
16. ORÇAMENTO DA BOMBA ESPÉCIFICADA 18
17. BIBLIOGRAFIA19



1. OBJETIVO

O objetivo deste projeto é dimensionar a instalação hidráulica, selecionar o conjunto moto-bomba adequado para arrefecimento de um reator em um processo petroquímico.
Portanto, teremos de projetar um sistema hidráulico que seja capaz de utilizar a água das torres de resfriamento de modo que a mesma chegue até o reator comvazão Q= 7,5L/s e pressão de entrada no reator Pe = 450KPa
Para realizar esta instalação devemos ainda nos atentar que a tubulação a ser projetada terá de atravessar uma via de acesso interno dentro da empresa. Deste modo, o circuito hidráulico precisa ser posicionado de maneira a não interferir no tráfego interno.
Após dimensionarmos a instalação precisamos ainda apresentar os custosnecessários, levando em conta o conjunto moto-bomba, material, comprimento da tubulação, quantidade de válvulas, meios de ligação necessários, energia necessária da bomba, entre outros.

2. CARACTERÍSTICAS DO FLUÍDO

Baixa pressão em toda a linha
Baixa temperatura
Fluído não corrosivo
Fluído não requer controle rigoroso quanto à contaminação
Fluído não tóxico

3. RESPONSABILIDADE DA LINHA

Porse tratar de uma linha de arrefecimento em que o reator deverá trabalhar continuamente durante a operação da petroquímica, o sistema de alimentação do mesmo não poderá ser cessado.
Devido a isso, a linha projetada possuirá uma bomba secundária reserva, que ficará instalada e só será utilizada em uma eventual manutenção, onde não precisaremos interromper o fluxo de fluido para o reator, caso abomba primária necessite de reparo.

4. LAYOUT DA LINHA



Válvulas de bloqueio foram instaladas próximas às bombas para facilidade em uma possível manutenção. A bomba assinalada na imagem é a bomba reserva que será usada a fim de suprir eventuais falhas ou manutenções da bomba original da instalação. Isso devido ao fato de a instalação ser de alta responsabilidade, não podendo ter paradaslongas.

Vigas de perfil I foram instaladas como suporte para sustentar a parte mais alta da tubulação, respeitando a altura mínima para transportes que passarão pela rua.

Uma válvula de controle de fluxo foi colocada próxima ao reator para atender a possíveis modificações do fluxo de água quando necessário. Esta foi devidamente instalada com uma distância suficiente da parede para seu encaixe.5. ESCOLHA DOS MATERIAIS DOS TUBOS

Para a escolha dos materiais da tubulação observamos algumas características do fluído e algumas exigências da instalação, com isto percebemos que a instalação não exige que o material da tubulação apresente propriedades especiais, apenas um cuidado para que não haja oxidação excessiva e desgaste prematuro na tubulação que estará sujeita a intempéries....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DIMENSIONAMENTO DE UMA INSTALAÇÃO HIDRÁULICA
  • Projeto de Instalação Hidráulica
  • instalacao hidraulica
  • Instalação hidraulica
  • Instalação hidráulica
  • Instalação hidraulica
  • Instalação Hidraulica
  • Instalação hidráulica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!