Projeto de degradação dolixo

807 palavras 4 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

EDSON MIGUEL DO NASCIMENTO

PROJETO AMBIENTAL PARCIAL

Cuiabá
2011
EDSON MIGUEL DO NASCIMENTO

DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DO ATERRO SANITÁRIO DE CUIABÁ-MT

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Elaboração e Análise de Projetos de Conservação e Proteção Ambiental.

Orientador: Profª. Luciana Trigueiro.

Cuiabá
2011
INTRODUÇÃO

O aterro sanitário de Cuiabá, que hoje funciona de forma emergencial, recebe cerca de 500 toneladas de resíduos sólidos por dia. A Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) é responsável por este espaço, que consiste em uma área destinada para o recebimento, confinamento e tratamento dos resíduos sólidos de forma técnica e ambientalmente correta. O líquido formado pela degradação da matéria orgânica (chorume) existente no resíduo sólido causa grande dano ao meio ambiente e deve ser tratado, por isso a Sanecap lança e trata o chorume em duas lagoas de estabilização existentes no próprio aterro. No entanto, conforme a gerente da Divisão de Saneamento Ambiental da Sanecap, engenheira Ildisnéya Velasco Dambros, este chorume passará a ser tratado em conjunto com o esgoto doméstico em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

REFERENCIAL TEÓRICO

Em Cuiabá-MT, o tempo de vida do aterro sanitário é de no mínimo 06 meses, pois o mesmo não tem nem a Licença Ambiental de Operação de um novo aterro sanitário, o novo destino do aterro ainda está incerto, pois desde 2008 a sua capacidade de emergência em estocagem de lixo foi ESGOTADA. Conforme a Legislação Ambiental está disposto as Leis com seus respectivos artigos e resoluções:
- Resolução CONAMA 01/86, estabelece a exigência de realização de estudo de impacto ambiental – EIA, e a apresentação do respectivo relatório de impacto ambiental – RIMA para licenciamento de atividades modificadoras do meio

Relacionados

  • Educaçao ambiental
    981 palavras | 4 páginas
  • santana de parnaiba
    2608 palavras | 11 páginas
  • O REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS INORGÂNICOS TRANSFORMADOS EM DESIGN DE BOLSAS ECOLÓGICAS CRIATIVAS
    9585 palavras | 39 páginas