Projeto de Construção rural

Páginas: 8 (1886 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Projeto de Apresentação de Slides
Análise de Solos

Horizontes solares do terreno – Conteúdo Slides; 3, 4 e 5
Solo é um corpo de material consolidado, que recobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar).
É produto do intemperismo sobre ummaterial de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo de um tempo.
Durante essa parte da apresentação, serão abordados também os perfis (horizontes) dos solos existentes no terreno da fazenda. Os quais são:
Horizonte [O] - Camada orgânica superficial. Drenado, com cor escura. Esse é o húmus, possui coloração preta e é rico em minerais, issoo caracteriza como solo fértil. O morro do projeto é constituído de 50% desse horizonte do solo. O volume de massa desse solo é 11.552 m3, considerando 1450 kg/m³ do solo, temos o peso total de 16750,4t.
Horizonte [A] - Constituído, basicamente, de rocha alterada e húmus, sendo a região onde se fixa a maior parte das raízes e vivem organismos decompositores e detritívoros. Parte onde seráconstruída a casa. Área = 225m2 . Volume = 337,5 m3. Pms (Peso médio do solo) = V. Pms/m3 (peso médio do solo por metro cúbico) = 489,37t.
Horizonte [E] - Camada mineral constituída de quantidade reduzida de matéria orgânica, acúmulo de compostos de ferro e minerais resistentes, como o quartzo. Pode ser atingido por raízes mais profundas. Chamado também de horizonte [B]. Solo que constituí 50% domorro, localizado na base do morro, 7 m acima do nível do chão.
Pms = 14656,6t
Horizonte [C] - Camada mineral pouco ou parcialmente alterada. Região do solo bastante utilizada e propícia para alicerces de edificações altas e ou pesadas. Solo rico em minerais primários. Essa característica define o aspecto da água do rio da propriedade estudada, quanto mais próximo à rocha mãe a água do passar maiorserá sua pureza.
Horizonte [R] - Rocha não alterada que deu origem ao solo. A maioria das estruturas do projeto será construída nesse horizonte pois este possuí caráter estável das partículas do solo.







Fatores de formação do solo – Slide 7
São fatores que determinam as transformações nos materiais minerais e orgânicos durante os processos de formações. Os fatores deformação de solos são: material de origem(rocha mãe), clima, relevo, organismos e tempo. Muitas vezes um desses fatores tem maior influência do que outros e o solo é apenas o resultado da combinação dos mesmos.
Material de origem – Material que dá origem ao solo. São rochas que pela ação do tempo, clima e demais fatores, não mantiveram sua forma original, sofrendo intemperismo. Desintegração física equímica da rocha. A desintegração física ou intemperismo físico provoca a transformação das propriedades físicas das rochas, como resistência e textura. Isso é causado por mudanças bruscas de temperatura no ambiente. O intemperismo químico é provocado principalmente pela água e gás carbônico dissolvidos, que causam reações químicas entre os minerais da rocha e a água.
Clima – É determinado porvariáveis como temperatura, umidade, pressão atmosférica, direção e velocidade dos ventos, quantidade de pluviosidade (chuvas). É o fator que mais influencia no intemperismo da rocha. O clima atua de duas formas na formação dos solos; de forma direta e indireta. A ação do clima na forma direta é caracterizada pela precipitação (chuva) e temperatura que como consequência provoca reações químicasadversas. Na forma indireta o clima determina a flora e fauna local, que influem efetivamente no processo de evolução do solo.
Relevo – O relevo alterar a profundidade, cor e temperatura do solo, e teor de matéria orgânica, a drenagem e os diferentes perfis de solo. Estes estão subordinados ao clima, pois os diferentes tipos de relevo são resultantes da distribuição diferenciada da água da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto Técnico
  • construção rural
  • Construção rural
  • A construção sociológica do espaço rural
  • Materiais de construção rurais
  • construção rural
  • Manual construcao rural
  • A CONSTRUÇÃO DO PROJETO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!