Projeto de barco

Páginas: 10 (2273 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2014

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS CURITIBA
DEPARTAMENTO DE MECÂNICA
ELEMENTOS DE MÁQUINAS II










projeto desenvolvimento de UM SISTEMA DE PROPULSÃO TIPO PÉ DE GALINHA PARA BARCOS E SISTEMA DE CONTROLE DE LEME







CURITIBA
Agosto - 2014
GUILHERME SENJI
MATEUS ISHIDA
MATHEUS BEÊ
PAULO GIMENEZ
WILLIAM SANTOS





projeto desenvolvimentode UM SISTEMA DE PROPULSÃO TIPO PÉ DE GALINHA PARA BARCOS E SISTEMA DE DIREÇÃO



Atividade prática supervisionada apresentada como requisito parcial à aprovação na disciplina de Elementos de Máquinas II, do Curso de Engenharia Industrial Mecânica, ministrada pelo Departamento Acadêmico de Mecânica, do Campus Curitiba, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.





CURITIBAagosto– 2014
LISTA DE FIGURAS



LISTA DE TABELAS



SUMÁRIO






















1 INTRODUÇÃO
O barco é um artefatocapaz de flutuar e se deslocar sobre a água,criado e largamente empregado pelo homem desde os tempos mais remotos. Possibilitou o desbravamento de áreas até então inacessíveis às capacidades de deslocamento humanas e foi muito importante para a exploração doglobo e guerras. Atualmente, é empregado para transporte de mercadorias, cruzeiros, recreação, pesca e vários outros fins.
Diversos tipos de propulsão passaram a ser empregados ao longo do tempo, começando com remos e velas e evoluindo para motores e turbinas. A propulsão tipo hélice surgiu no século XX, sendo uma invenção náutica particularmente importante, que substituiu a grande roda lateraldos navios e é aplicada a vários tipos de embarcações até hoje.
Atualmente, há cinco principais tipos de sistemas de propulsão com motor para barcos, o pé de galinha, motor de centro-rabeta, hélice de superfície, motor de popa e hidrojato.
O sistema mais simples é o pé de galinha, em que o eixo do motor é ligado diretamente à hélice. Geralmente usado em barcos de aproximadamente 50 pés decomprimento e com motores a diesel ligados a caixas reversoras que, por meio de acoplamento elástico, transmitem a força à hélice por um eixo do tipo cardã em ângulo bastante agudo. Como vantagem, tem-se o baixo custo de construção e manutenção e, como maior problema, o grande espaço exigido no barco para sua instalação. Este tipo de propulsão visa um maior torque e menor velocidade.
Os barcos maismodernos que usam este tipo de motor possuem sistema de direção hidráulica, que veio para substituir o sistema de direção por cabos, por ser de mais fácil instalação, embora não seja efetivamente melhor. Mesmo em escala reduzida, a utilização de cabos ainda existe, devido à sua simplicidade, baixo custo das peças envolvidas e por oferecer uma sensação de melhor controle da direção.
1.1 OBJETIVONeste documento, será dimensionado um sistema de propulsão tipo pé de galinha para um barco de comprimento entre 45 e 55 pés, com aproximadamente 20 toneladas e com dois motores de 575 HP. Será também apresentada uma proposta de um sistema de controle do leme deste barco.
Demais sistemas e componentes, como o leme e motor serão selecionados dentre os disponíveis no mercado.


2 HIPÓTESES ECONSIDERAÇÕES ADOTADAS
2.1 HIPÓTESES
Para a execução do presente projeto, foram consideradas as seguintes hipóteses:
1. Dadas as baixas velocidades de operação dos eixos e engrenagens do sistema de direção, as perdas decorrentes de engrenamento foram desconsideradas.
2. Considerou-se que a qualidade geral de usinagem das peças envolvidas proporciona um fator de qualidade Qv = 6 para ser usado nocômputo de demais coeficientes dele decorrentes.
3. O carregamento imposto aos dentes das engrenagens do sistema de direção foi considerado carregamento na ponta, de acordo.
4. Os cálculos realizados para determinar os esforços resistivos realizados pela água no leme, considerou-se liberdade de rotação de 35º graus em ambos os sentidos de rotação em torno da haste, conforme indicado na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto Barco A Vapor
  • Barco
  • Barco
  • Barco
  • Barco
  • Barco
  • barco coporativo
  • Barco Sustentável

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!