PROJETO DE ARBORIZAÇÃO URBANA

2249 palavras 9 páginas
Universidade do Estado de Mato Grosso
Campus Universitário de Alta Floresta
Departamento de Engenharia Florestal

PROJETO DE ARBORIZAÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA-MT, BASEANDO-SE NAS ADAPTAÇÕES EDAFOCLIMÁTICAS

Alta Floresta – MT
Junho de 2014
INTRODUÇÃO
O desafio das grandes cidades é o crescimento e o desenvolvimento urbano que proporcionem geração de riqueza, qualidade de vida e qualidade ambiental para seus atuais e futuros habitantes. Esse é o princípio do desenvolvimento sustentável, o qual estabelece o meio ambiente como ponto comum e de equilíbrio entre a tecnologia e o progresso, na escala onde a vida acontece: o espaço urbano (ARAUJO & CARAM, 2006).
A condição de desconforto nos ambientes urbanos tem condicionado uma série de prejuízos econômicos, sociais e de qualidade de vida às comunidades urbanas. No caso específico da qualidade climatológica, notam-se significativas diferenças entre os dados climáticos do ambiente urbano comparado com o rural, ou seja, o clima nas cidades sofre influência do conjunto complexo da estrutura urbana. Contudo, essa qualidade climática nas cidades pode ser alcançada se considerarmos os parâmetros físicos para o ambiente urbano juntamente com os dados ambientais (PEZZUTO, 2007).
De acordo com Peixoto (1995), Castro (1999) e Bueno (2003), no ambiente urbano, o conforto térmico vem sendo ameaçado pelas alterações climáticas decorrentes das mudanças das características térmicas das superfícies, das taxas de evaporação, da grande impermeabilização do solo decorrentes de construções e pavimentações, aumento da concentração de poluentes, fruto das atividades humanas, novos padrões de circulação do ar e principalmente devido à ausência de vegetação, causando uma incidência direta da radiação solar nas construções, que retorna ao meio externo sob a forma de calor; este, por sua vez, tem sua dissipação reduzida devido às condições do ambiente, transformando as cidades

Relacionados

  • Sobrevivência dos vagalumes
    40414 palavras | 162 páginas
  • Contratos no CDC - Cláudia Lima Marques
    263806 palavras | 1056 páginas
  • Dicionario de filosofia
    248191 palavras | 993 páginas