Projeto de alimentação

Páginas: 23 (5612 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
RESUMO
O presente artigo cientifico – bibliográfico apresente a analise de alguns benefícios gerados por uma alimentação saudável, levando em conta uma merenda escolar de qualidade. Alimentação saudável principalmente na fase escolar pode prevenir uma série de doenças como anemia e diabetes, evitar a obesidade infantil e dar mais qualidade de vida a crianças e adolescentes, porém, tal tarefa nãoé tão simples quanto parece à alimentação escolar de muitas escolas por todo o Brasil ainda deixa muito a desejar, a merenda escolar deve ser cuidadosamente elaborada por nutricionistas observando as principais deficiências nutricionais dos alunos. Os cardápios devem ser preparados levando em conta o valor nutricional dos alimentos, garantindo dessa forma, os nutrientes necessários para ocrescimento e desenvolvimento adequado das crianças para garantir seu bem estar durante o período em que permanecem escola. Alimentação saudável principalmente na fase escolar pode prevenir uma série de doenças como anemia e diabetes, evitar a obesidade infantil e dar mais qualidade de vida a crianças e adolescentes, porém, tal tarefa não é tão simples quanto parece à alimentação escolar de muitasescolas por todo o Brasil ainda deixa muito a desejar, a merenda escolar deve ser cuidadosamente elaborada por nutricionistas observando as principais deficiências nutricionais dos alunos. Os cardápios devem ser preparados levando em conta o valor nutricional dos alimentos, garantindo dessa forma, os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças para garantir seu bemestar durante o período em que permanecem na escola. Segundo a nutricionista Karen Sousa “a merenda servida na escola deve oferecer a maior quantidade possível de nutrientes ao aluno”.

Palavras- chave: Alimentação saudável, hábitos alimentares, saúde.
¹Graduando do C.L.E em Biologia do Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú-IVA
²Graduando do C.L.E em Biologia do Instituto de Estudos ePesquisasdo Vale do Acaraú-IVA.

INTRODUÇÃO
É importante promover uma re-educação alimentar a nível escolar desde os primeiros anos do ensino fundamental, fazendo desta maneira o possível para reverter os hábitos alimentares incorretos. Isto será possível através de disciplinas que abordem a saúde alimentar e sobretudo com o exemplo da escola aplicando estes conhecimentos oferecendo um cardápioequilibrado e saudável. A participação das famílias é de vital importância para que se possa desenvolver uma nova geração de pessoas saudáveis e dispostas para continuar a construir a cada dia uma sociedade melhor. Portanto, é justificada a preocupação em oferecer para os alunos na escola uma alimentação equilibrada que contenha todos os nutrientes e vitaminas necessárias para o seu desenvolvimentocomo um todo e, é claro, na prevenção de doenças que os poderiam afastar do convívio escolar existe hoje uma preocupação das autoridades na educação a fim de prover as escolas de uma merenda que seja ao mesmo tempo variada e nutritiva
As carências nutricionais, em especial a desnutrição protéico-energética, a anemia e a deficiência de vitamina A apresentam um dos principais problemas de saúdeinfantil. O crescimento tem sido reconhecido como altamente dependente de energia, proteínas e micronutrientes, em especial vitamina A, zinco e ferro, e normalmente as carências desses elementos não ocorrem isoladamente. As evidências indicam que o meio ambiente, permeado pelas condições materiais de vida e pelo acesso aos serviços de saúde e educação, determinam padrões característicos de saúde edoença na criança.

OBJETIVO GERAL
Oferecer uma orientação aos alunos sobre a importância de uma alimentação de qualidade para suas vidas
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Orientar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável.
Proporcionar aos alunos cardápios nutritivos
Informar aos alunos sobre os benefícios de uma alimentação saudável.

METODOLOGIA
A metodologia utilizada para elaboração...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto mês da alimentação
  • Projeto de alimentação
  • Projeto Alimentação
  • Projeto alimentação
  • Projeto alimentação
  • projeto alimentação
  • Projeto alimentação
  • projeto Alimentação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!