projeto de ação

Páginas: 11 (2523 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Unidade 2 – Oficina de Formação - Projeto de Intervenção
 
Instrumentais do serviço social
Em uma prática interventiva, o profissional lança mão de um instrumental particular para as ações planejadas. A realidade social que nos é posta como desafio é complexa, heterogênea e impactante e esses impactos  dependem de fatores externos a quem quer que seja, inclusive ao  Serviço Social. Comoanalisa Iamamoto (1995), reconhecer as possibilidades e limitações históricas, dadas pela própria realidade social, é fundamental para que o Serviço Social não adote, por um lado, uma postura fatalista (ou seja, acreditar que a realidade já está dada e não pode ser mudada), ou por outro lado, uma postura messiânica (achar que o Serviço Social é o “messias”, que é a profissão que vai transformar todasas relações sociais).
Compreender essa questão é fundamental para compreendermos os instrumentos e o localizarmos  lugar  ocupado por eles, pelos Assistentes sociais no exercício de sua prática.
Esses instrumentais são fundamentais na prática, pois permitem ao profissional construí-las a partir das finalidades e dos objetivos do seu planejamento da ação realizado pelo Assistente Social. São asrespostas a alguns questionamentos que devem ser respondidas: Como fazer, O que fazer, quando fazer? E para isso, utilizam-se métodos capazes de dar conta das finalidades e objetivos do planejamento de intervenção. É claro que devemos saber que esses instrumentais não podem ser mais importantes que os objetivos formulados. Eles são técnicas que o Assistente Social utiliza para tornar a sua práticamais sistemática, estruturada e cientifica.
Instrumentos para a prática do assistente social
Vamos identificar alguns deles:
1.    A linguagem: é isso mesmo a linguagem oral. O homem é um ser socializador, utiliza a linguagem como forma comunicação, ou seja, passa a sua mensagem através da fala. A linguagem oral é fundamental não só no exercício da profissão de Serviço Social, mas em qualquersituação da vida cotidiana. A palavra só é compreendida num contexto social e político da qual ela é empregada. Reforçando, a linguagem é o instrumento número um de todas as profissões e para o Serviço Social também, como pontua  Iamamoto (1995, p. 101): “o Serviço Social, como uma das formas institucionalizadas de atuação nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, tem como recursobásico de trabalho a linguagem”. São nos espaços organizacionais que vão se aprofundando a comunicação e através dessas formas de comunicação, o profissional vai se aprofundando nas suas técnicas interventivas. O Serviço Social é uma profissão de nível superior e como tal existe uma linguagem que é própria da função, ou melhor, dizendo, aquela em que a “questão social está sendo refletida etrabalhada. Por ter esse grau de escolaridade é bom não esquecer de que segundo Magalhães (2003, p. 32): “é de esperar que sigam a norma culta da língua [portuguesa] e não adentrem seus escritos [e falas] para uma linguagem coloquial ou do senso comum”. Por isso, é fundamental que o Assistente Social saiba articular a linguagem oral e escrever  de forma correta criando uma identidade social e sefortalecendo como um profissional competente. Articular também a teoria e a pratica no sentido de buscar nessa  subsídios para uma  prática criativa, inovadora e reflexiva. Palavras preconceituosas, termos vulgares, ou mesmos desrespeitosos não cabem em nenhuma situação, ainda mais num ambiente profissional em que atuam pessoas com as mais variadas situações. Todo esse cabal e linguajar próprio da profissãovai aos poucos sendo incorporados tornando-se  normal no decorrer da experiência.
2.    Os instrumentos de trabalhos diretos ou “face a face”: Magalhães (2003, p. 29)  pontua em relação a essa interação:
(...) permite que a enunciação de um discurso se expresse não só pela palavra, mas também pelo olhar, pela linguagem gestual, pela entonação, que vão contextualizar e, possivelmente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de ação
  • Projeto de ação
  • projeto de ação.
  • projeto de ação
  • Projeto de Açao
  • PROJETO DE AÇÃO
  • Projeto de ação
  • projeto de ação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!