projeto de ação profissional

Páginas: 20 (4969 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE GESTÃO E SERVIÇOS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
PAP – PROJETO DE AÇÃO PROFISSIONAL




GILMARA GONÇALVES DIAS DE SOUZA MATRÍCULA: 242582
LUIZ SALES DA SILVA BARBOZA MATRÍCULA: 247879
MARCELA SIMARA VIALE GOMES MATRÍCULA: 228219
ROGER AMÉRICO DA SILVA VIEIRAMATRÍCULA: 242642





A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA EM EMBALAGEM E PALLET







MAUÁ
2014
RESUMO
Neste trabalho apresentaremos um estudo de caso, feito na empresa GT do Brasil, que trabalha no ramo de autopeças automobilístico. Que utiliza a Logística reversa em suas embalagens e pallets de retorno. Mostrando aimportância do crescimento e desenvolvimento da Logística Reversa no país e nas empresas que visam está prática de retorno de materiais, com a implantação da logística reversa as empresas conseguem controlar todas as informações para o retorno do material ao ciclo produtivo, agregando valores aos mesmos, gerando lucros e competitividade para a empresa. Além de estarem legalmente, socialmente eambientalmente adequadas às responsabilidades que lhe são determinadas. Fazendo assim, sua parte na preservação do meio ambiente e contribuindo com a sustentabilidade.

PALAVRAS CHAVES: Logística Reversa. Retorno de embalagens. Meio ambiente.


INTRODUÇÃO

Com o avanço da tecnologia as empresas procuram métodos melhores, simples e eficazes de reduzir gastos e os governantes cada vez deixando as leisambientais mais rigorosas e a população mais consciente com meio ambiente. As questões relativas à logística reversa têm ganho relevância à medida de um conjunto de fatores de ordem estratégica, competitiva, econômica e ecológica ganham relevância no contexto atual. Freqüentemente as empresas preocupam-se com o fluxo direto dos seus produtos para os clientes, entretanto, lidam também com um fluxoreverso de peças e produtos aos seus processos, devido a devoluções, retorno de embalagens ou para tratamento e descarte
Visando esses fatos as empresas que querem atender esses critérios implantaram a logística reversa que tem como objetivo reaproveitar e gerar valor aos produtos que retornam dos clientes como produtos ou embalagens independente dos motivos por canais específicos chamados de pósvenda e pós consumo dando continuidade ao ciclo reverso e com isso a logística reversa respeita seus clientes e preserva o meio ambiente. Neste trabalho iremos analisar o que acontece com os retornos de embalagens e pellets.
Contudo, empresas incentivadas pelas Normas ISO 14000 e preocupadas com a gestão ambiental, também conhecida como “logística verde”, começaram a reciclar materiais eembalagens descartáveis, como latas de alumínio, garrafas plásticas e caixas de papelão, entre outras, que passaram a se destacar como matéria-prima e deixaram de ser tratadas como lixo. Dessa forma, podemos observar a logística reversa no processo de reciclagem.


LOGÍSTICA

A logística desde sempre foi uma ferramenta fundamental em nossas vidas, pois a logística trata-se nada mais do que planejartodo o processo de compra, uso e transporte de produtos ou serviços. Coisas que à anos atrás, desde a época das guerras, a logística já era utilizada, pois homens tinham a responsabilidade de planejar e organizar o estoque dos armamentos e o translado das tropas de uma região para outra.A diferença é que antigamente as pessoas não tinham está visão, apenas faziam.
Com as empresas e organizaçõescomeçaram a sentir está necessidade de estrutura organizada para se obter maior controle do fluxo dos produtos e serviços oferecidos.
Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals, "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de ação profissional
  • Projeto de ação profissional
  • Pap- projeto de ação profissional
  • Projeto de ação profissional
  • Projeto de ação profissional
  • Projeto de ação profissional
  • Projeto de ação profissional
  • Pap

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!