Projeto de ação ambiental

Páginas: 18 (4256 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
Um guia para elaboração de projetos em Educação Ambiental

Introdução
Antes de mais nada, temos que ter claro que não existe uma receita pronta para a inserção da dimensão ambiental no currículo escolar, bem como que, para trabalhar na perspectiva da Educação Ambiental no ensino formal, temos que ir muito além do clubinho de ciências, de ecologia e da campanha da horta, e da coleta de lixo,noções básicas sobre meio ambiente. Não que estas atividades não sejam válidas, mas têm que ser encaradas como atividades motivadoras de um processo maior. Ou seja, elas devem integrar um projeto no qual os objetivos perseguidos busquem a formação de um cidadão crítico e participativo, capaz de assumir suas responsabilidades sócio ambientais e éticas. Aí você pode parar e perguntar: Mas onde vocêquer efetivamente chegar?
Se a sua curiosidade já está bem aguçada, então está na hora de arregaçar as mangas e botar a mão na massa.

O planejamento das etapas do projeto
A primeira coisa que temos que fazer é o que sempre fazemos na escola antes de iniciarmos qualquer trabalho. Temos que planejar. Como este é um trabalho diferente, porque significa um novo mode de fazer, deve ser planejado deum modo diferente também.O nosso planejamento deve ser coletivo, porque o nosso projeto vai ser executado de modo coletivo. Você já viu que não se faz Educação Ambiental individualmente, não é? Então, vamos definir quem é o coletivo.
Obviamente, o coletivo são todos. E aí não estamos propondo nenhum jogo de palavras, são todos aqueles que fazem parte do nosso "nicho": os professores, o pessoal deapoio, a direção da escola, os alunos, a comunidade.
Se você está pensando como chamar este povo todo para planejar em cima de uma coisa ainda não muito clara e está achando a tarefa difícil, eu concordo com você, em todos os aspectos.
- Como Fazer?
Vamos chamar primeiro algumas pessoas representativas destes segmentos e distribuir a tarefa para que cada uma, junto ao seu segmento, recolhasugestões para o projeto. Estas sugestões servirão de ponto de partida para o diagnóstico. Na realidade, esta primeira abordagem já pode ser considerada um pré-diagnóstico, pois é a partir daí que faremos o nosso primeiro recorte, ou seja, teremos as primeiras linhas selecionadas.
Marque as datas de retorno. E não pare por aí.
Definido o seu coletivo e os parceiros, vamos começar a elaborar oprojeto.

O diagnóstico

O projeto requer sempre um afase que o antecede, que é a fase de diagnóstico.
O objetivo de se fazer um diagnóstico é que, por meio dele, podemos fazer um recorte de nossas ações. Ou seja, podemos fazer um levantamentodos problemas ambientais que mais afligem a nossa comunidade.
Nós já vimos, pelas nossas conversas com os diversos segmentos da comunidade, que existemalguns temas que têm um significado maior ou são motivo de preocupação para a maioria.
É justamente nesta fase que você já pode envolver os seus parceiros, ou seja, você pode elaborar um pré-projeto para o levantamento do diagnóstico. E o que significa isso?
Precisamos, antes de qualquer coisa, saber o que está acontecendo no nosso ambiente, para isso o diagnóstico. Existem vários modos de se fazerum diagnóstico. Você pode fazer uma reunião, promover discussões em grupo, fazer entrevistas, e inúmeros outros modos de conseguir levantar os dados que você precisa.
Um modo eficiente de conseguir diagnósticos pode ser por intermédio de um questionário simples, para ser respondido pelos diversos parceiros.
Este instrumento ( questionário), não precisa ser único. Você pode elaborar um para osalunos e outro para os adultos, ou os outros colaboradores. O importante é que o grau de complexidade das perguntas deve estar diretamente relacionado com o nível de compreensão do grupo. Não queremos dizer que você deva subestimar ninguém. Cada membro da sua comunidade vai estar igualmente envolvido com o seu entorno, alguns mais sensibilizados, outros menos, mas todos com possibilidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ação Ambiental
  • Ação ambiental
  • PROJETO DE AÇÃO
  • Projeto de ação
  • Projeto de ação
  • projeto de ação.
  • projeto de ação
  • Projeto de Açao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!