PROJETO CUNILCULTURA

2248 palavras 9 páginas
Instituto Federal Baiano – campus Itapetinga
3º Ano A – Técnico em agropecuária – Concomitante

Bianca Oliveira Pinheiro
Larissa Dias Rebouças

Projeto Agropecuário Cunicultura

Relatório apresentado à disciplina de Admnistração e Economia Rural, usado como critério de avaliação do I Semestre de 2012, a ser entregue no dia 30 de julho de 2012.
Ministrado por: Drª.Rosely Silva

Itapetinga – BA
30/11/2011
Introdução
A cunicultura é o ramo da zootecnia que trabalha com a criação racional de coelhos. A criação de coelhos data de tempos remotos,mas sua origem ainda é muito discutida.
Alguns estudiosos da área afirmam que esse animal é original do sul da Europa. Embora, outros afirmem que o coelho é proveniente do sul da África, seguindo pra a Europa e logo se propagando por todo o continente. O que se sabe de concreto é que os romanos já os criavam a três séculos antes de Cristo, quando o objetivo era a obtenção de carne usada para alimentação dos soldados. Na Idade Média esses animais foram domesticados por monges europeus, especialmente na Bélgica e na França, sendo, assim, os precursores da então cunicultura.
A cunicultura só se tornou racional em meados de 1980, visando um melhor aproveitamento da carne de seus subprodutos. No Brasil, tornou-se reconhecida como atividade comercial em 1957 no estado de São Paulo, após a 1ª Exposição de Coelhos realizada no Leme.
Ao decorrer dos anos os coelhos passaram a ser reconhecidos como animais de estimação, tornando o consumo de sua carne um tabu para muitos. A carne de coelho é branca e considerada uma das mais saudáveis pra consumo,devido ao elevado número de nutrientes e baixo teor de gordura e colesterol,além de fácil digestão. Mas a procura pela carne vem crescendo nos últimos, creditado a “geração saúde”, que busca cada vez alimentos saudáveis. Atualmente, França e Espanha são os maiores consumidores da carne desses roedores e os Estados Unidos o maior

Relacionados