Projeto cultural

Páginas: 4 (818 palavras) Publicado: 5 de junho de 2012
Nome do Projeto: Bossa nova - uma batida diferente!
Responsável pelo projeto: Melina Silva Malvezzi

“A história da Bossa Nova é a história de uma geração. Uma geração de jovens brasileiros queacreditaram no futuro e conseguiram realizar o sonho de levar sua música aos quatro cantos do mundo".

APRESENTAÇÃO

Ela pode despertar as mais variadas lembranças: de um amor perdido, de Ipanema,de vagas memórias dos anos 60, de um movimento surgido na zona sul do Rio de Janeiro, da influência do jazz, de João Gilberto, Tom e Vinícius... Mas a bossa nova foi acima de tudo um dos maisimportantes movimentos musicais do Brasil e talvez a nossa maior contribuição para a música pop contemporânea. Hoje o mundo inteiro sabe o que é bossa nova.
Este projeto tem como finalidade comemorar os 50anos da bossa-nova, seu surgimento, o impacto, a explosão internacional, a influência e seu legado para a música mundial.
JUSTIFICATIVA

Oficialmente a bossa nova começounum dia de agosto de 1958 quando chegou nas lojas de discos brasileiras o 78 rotações de número 14.360 do selo Odeon do cantor João Gilberto com as músicas Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius deMoraes) e Bim Bom (do próprio cantor). Unanimemente reconhecido como papa do estilo, João tinha acompanhado ao violão um pouco antes a cantora Elizeth Cardoso em duas faixas do também inaugural Canção doAmor Demais (LP exclusivamente dedicado às canções da iniciante dupla Tom & Vinicius) com a célebre batida, sincopada no tempo fraco pelos bateristas. Para desembocar na revolução harmônicasintetizada na voz & violão do baiano nascido em Juazeiro, muitos acordes dissonantes (ironizados na canção manifesto Desafinado, de Tom e Newton Mendonça) foram disparados.
João Gilberto não criou a BossaNova sozinho. São apontados como antecessores o pianista Johnny Alf, o cantor Tito Madi, a cantora Sylvia Telles e o próprio Jobim de anos anteriores. Tampouco o estilo era feito só de violão e voz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projetos culturais
  • Projeto cultural
  • Projeto cultural
  • Projeto Cultural
  • Projeto Cultural
  • Projeto cultural
  • projeto cultural
  • projeto cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!