Projeto cultural: não sai de moda 2013

Páginas: 7 (1586 palavras) Publicado: 21 de junho de 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação

Departamento de Comunicação
Gestão Cultural

Exposição Não Sai de Moda 2013: Noivas

Ângelo Ferreira
Isabel Jones
Jéssica Nunes
Michele Soares

Porto Alegre, 20 de junho de 2012

1. IDENTIFICAÇÃO

Identificação: Exposição Não Sai de Moda 2013: Noivas
Período: 01 de Maio de 2013 até 31 deMaio de 2013.
Segmento cultural: Acervo Fotográfico – fotografia e Moda
Município: Cidade de Porto Alegre.
Local de realização: Shopping Iguatemi, Barra Shopping Sul e Shopping Praia de Belas.
Realização: Prefeitura de Porto Alegre.
Correalização: Caixa Econômica Federal (CEF), Secretaria Municipal de Cultura e Governo do Rio Grande do Sul.
Apoio: Secretaria de Comunicação Social do Rio Grandedo Sul.

2. SINOPSE

A Exposição Não Sai de Moda 2013: Noivas de Porto Alegre pretende ser o um evento da região Sul do país que oferecerá durante o mês das noivas, visitação em shoppings da cidade de POA a uma exposição de ensaio fotográfico, do fotógrafo Otávio Castedo, referente aos hábitos das noivas do século XX, de qualidade e gratuita. Neste trabalho fotográfico, foram recriadoscenários históricos e modelos de vestido, cabelo e maquiagem que estiveram em voga ao longo do século XX.
O trabalho de Solaine Piccoli, famosa estilista porto alegrense de alta costura, que descende de uma família que trabalha a quatro gerações com a produção e criação de vestidos de noiva, serviu como forte referência para que pudéssemos perceber como eram elaborados os modelos nos diferentesperíodos do século XX, para o crescimento de nossas ideias da construção e constituição de nossa exposição fotográfica.
Criada e promovida pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento pretende inaugurar uma nova forma de vivenciar a cultura e a moda e, após sua realização, baseado na aceitação pública, o projeto “Não sai da Moda”, pretende realizar-seanualmente, trazendo sempre uma temática da moda ao longo do tempo, alterando a mesma a cada ano. Dessa forma, acreditamos poder seguir disseminando a todas ao público em geral esta belíssima coletânea de quadros que iremos compor, reconstituindo os diferentes períodos e  histórias presentes nesse universo do século XX.
3. JUSTIFICATIVA

Essa exposição fotográfica, direcionada à apreciação do cidadãocontemporâneo, irá ocasionar a difusão de conhecimento cultural entre as diferentes camadas sociais. Com um toque de originalidade em sua construção, e beleza estética na reconstituição de cenários, figurinos e maquiagens, vem cheia de aspectos pluriculturais que beneficiam o resgate da memória fotográfica de diferentes décadas, na cidade de Porto Alegre, trazendo com isso um enriquecimentocultural e histórico à população local.
Este resgate se torna importante, pois democratizará o acesso a esta cultura, muitas vezes considerada elitizada, do universo da moda e das noivas. Uma cultura cheia de ritos e estilos na construção de vestidos e conceitos.
Além disso, seu caráter inovador inaugura um novo tipo de difusão cultural no Estado e tem como intuito fazer com que a população valorizeesse aspecto diferenciado de exposição cultural. Desta forma, é imprescindível o incentivo por parte dos órgãos envolvidos, como a Prefeitura de Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura. Oportunizará a percepção das influências da década, na escolha dos cenários, tecidos para confecção dos vestidos e inclusive da maquiagem. Um exemplo muito claro disso éque na época da segunda guerra mundial, por não haver maquiagem sendo produzidas, as noivas utilizavam o carvão como lápis nos olhos, para salientá-los.

4. OBJETIVOS

Através de levantamento de dados e com o apoio da Caixa Econômica Federal nosso projeto, visa obter a sua parceria e apoio nesta empreitada. Esperamos obter o seu financiamento em uma parte de nosso projeto.
Acreditamos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quem está fora não entra, quem está dentro não sai
  • Se não estivesse fora da moda
  • Projeto
  • projeto moda
  • PROJETO DE MODA
  • Tendencias da Moda 2013-2014
  • Projeto de Moda
  • nada não gente sai daqui

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!