Projeto cooltown

1388 palavras 6 páginas
Projeto Cooltown - Caso de estudo
Mário Teixeira Lemes

Technical Report

-

RT-INF_003-12 2012 -

-

Relatório Técnico

September

Setembro

The contents of this document are the sole responsibility of the authors. O conteúdo do presente documento é de única responsabilidade dos autores.

Instituto de Informática Universidade Federal de Goiás www.inf.ufg.br Projeto Cooltown - Caso de estudo
Mário Teixeira Lemes mariolemes@inf.ufg.br 1

Motivação

O objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre o projeto Cooltown e depois fazer um comparativo dos tópicos abordados no projeto com os tópicos estudados na disciplina de tópicos avançados em Sistemas Distribuídos.

2

Introdução sobre o Projeto Cooltown

Objetivo: Prover uma infraestrutura de computação nômade. O termo nômade se refere a possibilidade de pessoas se moverem dentro dos lugares, como suas casas, trabalhos, de uma forma natural (como se é acostumado a fazer diariamente) e o termo computação refere a serviços integrados ao mundo físico oferecidos aos usuários nômades. Para acessar os serviços, os usuários carregam ou vestem equipamentos sem fio. Equipamentos comuns deste projeto: PDAs, óculos inteligentes, dentre outros. Primeira Característica: “Tudo tem uma página Web ”. A ideia é que cada entidade do mundo físico, seja eletrônico ou não, tenha uma associação com uma fonte web (“Presença Web”). A “Presença Web” pode apenas conter informações sobre a entidade ou ser um serviço associado oferecido por um produto físico (entidade). Segunda Característica: Oferecer alto grau de interações de interoperabilidade entre os dispositivos. Usuários nômades devem ser capazes de interagir com lugares que nunca foram visitados, ou seja, com “Presenças Web” que eles nunca encontraram previamente.

3

Análise das camadas da arquitetura do projeto Cooltown

a) “Presença Web”: É qualquer fonte de recurso Web escolhida para uma determinada aplicação. As entidades físicas pode

Relacionados

  • Evolução do computador
    3280 palavras | 14 páginas
  • Computação ubíqua
    1822 palavras | 8 páginas
  • Computação ubiqua
    11839 palavras | 48 páginas