Projeto Contar Histórias

Páginas: 22 (5358 palavras) Publicado: 23 de março de 2014



















PROJETO CONTAR HISTÓRIAS


















Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia
















Resumo:

A contação de histórias é um dos meios mais antigos de interação humana, usada desde os primórdios da humanidade para, por meio da linguagem, transmitirconhecimentos, estimular à imaginação a fantasia e às necessidades basilares do homem, empregada também para transmitir valores morais, além de disciplinar e desenvolver o interesse pela leitura. Por meio das histórias, as pessoas galgam a oportunidade de se tornar leitores assíduos e competentes linguisticamente, além de poder caminhar por uma estrada infinita de descobertas e compreensão domundo. Partindo destas pressuposições, o presente trabalho pretende analisar as contribuições do ato de contar histórias no espaço da educação infantil para a formação do futuro leitor, procurando mostrar como o pedagogo pode inserir a narração de histórias na sala de aula, a fim de desenvolver em seus alunos o interesse pela leitura, a apropriação da linguagem formal e a construção de conhecimentos.A pesquisa justifica-se a nível social, à medida que se vê na contação de histórias uma forma de humanizar as relações e formar laços, características que são passíveis de percepção ao se atentar para o interesse do homem em ouvir e contar histórias, caracterizando, assim, a busca de conhecimento. Diante dessas considerações, conclui-se que a contação de histórias é de grande importância, devendoser valorizada e desenvolvida no meio escolar para potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória, o gosto pela leitura e outras habilidades humanas.

Palavras-chave: Contação de histórias; Educação Infantil; Leitor.














Introdução

O presente projeto foi desenvolvido pensando na Docência na Educação Infantil, mas pode ser adaptado para qualquer sériedo ensino Fundamental I, e foi eleito como tema: “Contar Histórias”.
Além de favorecer o conhecimento de mundo, favorecer o desenvolvimento das emoções e das relações afetivas, a leitura na educação infantil atua como o primeiro passo para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, o que resultará em um adulto leitor, capaz de fazer inferências entender e interpretar qualquer texto.Para ser alfabetizado hoje, o sujeito precisa ser capaz de atender demandas de leituras e escrita cada vez mais diversificadas e sofisticadas. Daí, como a escola pode contribuir para o contato e a formação do leitor? Podemos fazer acontecer o letramento sem perder de vista à formação de leitores apaixonados?
Para contar histórias, não basta apenas ler, mas interpretá-las com arte. O contadordeve vive-las, procurar encantar a imaginação da criança. Contar história é educar, é o artifício da oralidade que estimula a imaginação dos ouvintes, faz com que tudo tenha vida, significado, emoção e prazer. O contador de histórias deve encantar os ouvintes convidando-os a viajar nas estradas fascinadoras da imaginação. Através do lúdico as histórias encantam os ouvintes e conseguem cativá-lospor muitas horas. Há muitos recursos dinâmicos como dramatização, fantoches, gravuras que irão enriquecer o seu conto e farão com que ele se torne inesquecível. A arte de contar histórias ganha então uma conotação maior, como valoroso instrumento no processo educativo. Contar histórias passa a ser compreendido como uma alternativa para se obter subsídios no redimensionamento do agir pedagógico naeducação infantil, estabelecendo linhas muito mais positivas na ação educativa, facilitando o processo de aprendizagem.
A intenção de inserir a história no contexto escolar é de propiciar cultura, conhecimentos, princípios, valores, educação, ética, além de contribuir para uma boa construção de relacionamentos afetivos saudáveis. A história deve ser trabalhada procurando selecionar o que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONTAR HISTÓRIA
  • Contar História
  • Uma História para se contar
  • Contar uma historia
  • Contar historia
  • Contar historias
  • Como contar histórias
  • POR QUE CONTAR HISTÓRIAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!