PROJETO CONSTRU O E IMPLEMENTA O DE UM ROB DE SOLDA DE UM GRAU DE LIBERDADE2

3093 palavras 13 páginas
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

PROJETO, CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM ROBÔ DE SOLDA DE UM GRAU DE LIBERDADE

Carlo Lorenzo Geronimi

São Paulo
2014
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

PROJETO, CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM ROBÔ DE SOLDA DE UM GRAU DE LIBERDADE

Trabalho de formatura apresentado à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para obtenção do Título de Graduação em Engenharia.

Carlo Lorenzo Geronimi

Orientador: Tarcisio Antonio Hess Coelho

Área de Concentração:
Engenharia Mecânica

São Paulo
2014

FICHA CATALOGRÁFICA

RESUMO

O intuito deste trabalho é projetar, construir e implementar um robô de solda de um grau de liberdade. O dispositivo será utilizado para a união de uma barra de alumínio a uma chapa do mesmo material. O processo de soldagem faz parte do processo de fabricação de uma peça utilizada na eletrólise do zinco. O projeto da máquina é composto pelo projeto elétrico e pelo projeto mecânico. Primeiramente é definida a forma básica do robô e a partir de então há um projeto detalhado elétrico e mecânico. O projeto elétrico consiste na definição da forma de acionamento e dimensionamento dos equipamentos eletroeletrônicos necessários para a forma de acionamento escolhida. O projeto mecânico consiste no dimensionamento e projeto de todos os elementos mecânicos como, por exemplo, a mesa da máquina, o fuso, o carrinho, o dispositivo de fixação da peça a ser soldada, entre outros. Ao final são comprados os equipamentos necessários, a máquina é montada, colocada em operação e otimizada para os parâmetros ideais de soldagem.

ABSTRACT

The goal of this project is to design, build and implement a welding robot with one degree of freedom. The machine will be used to join two aluminum parts. The welding is part of the manufacturing

Relacionados