PROJETO - COMO COMBATER O BULLYING NAS ESCOLAS PUBLICAS DE GUARATINGA - Parte 02

3132 palavras 13 páginas
1 APRESENTAÇÃO

Falar do direito à vida é falar do direito à educação, à saúde, habitação, alimentação e ter uma família. Falar de tudo isso é falar de Cidadania. A cidadania exprime a liberdade humana no sentido dos homens terem direitos e estarem protegidos pela lei comum a todos. Em se tratando do Bullying as crianças e adolescentes podem ser identificados como vítimas, agressores ou testemunhas de acordo com sua atitude diante de situações de Bullying. Não há evidências que permitam prever qual papel adotará cada aluno, uma vez que pode ser alterado de acordo com as circunstâncias.
A forma de classificação utilizada pela ABRAPIA teve o cuidado de não rotular os estudantes, evitando que estes fossem estigmatizados pela comunidade escolar.
Adotaram-se, então, os termos autor de bullying (agressor), alvo de bullying (vítima), alvo/autor de Bullying (agressor/vítima) e testemunha de bullying.
O bullying é classificado como direto, quando as vítimas são atacadas diretamente, ou indireto, quando estão ausentes. São considerados bullying direto os apelidos, agressões físicas, ameaças, roubos, ofensas verbais ou expressões e gestos que geram mal estar aos alvos. São atos utilizados com uma frequência quatro vezes maior entre os meninos.
O bullying indireto compreende atitudes de indiferença, isolamento, difamação e negação aos desejos, sendo mais adotados pelas meninas.

Uma nova forma de bullying, conhecida como cyberbullying, tem sido observada com uma frequência cada vez maior no mundo. Segundo Bill Belsey, trata-se do uso da tecnologia da informação e comunicação (e-mails, telefones celulares, mensagens por pagers ou celulares, fotos digitais, sites pessoais difamatórios, ações difamatórias online) como recurso para a adoção de comportamentos deliberados, repetidos e hostis, de um indivíduo ou grupo, que pretende causar danos a outro(s). A vitimização através de telefones celulares foi admitida por 14 a 23% dos adolescentes

Relacionados