Projeto colaborativo - projeto v.e.r.

2072 palavras 9 páginas
Aplicação ao Caso: O Projeto V.E.R.

De acordo com Fonseca (2010), a percepção do ambiente a nossa volta, embora seja complementada por outros sentidos, é elaborada principalmente através da visão. Os deficientes visuais tendem a desenvolver seus outros sentidos como forma de tentar compensar a ausência ou a insuficiência da visão. Entretanto, a mobilidade e a autonomia normalmente são comprometidas pela dificuldade de captar a estrutura do ambiente em movimento e a distancia.

“(...) a importância que a visão assume no processo de compreensão dos espaços e de orientação. Embora soe redundante, há que se considerar que, na ausência de uma visão perfeita, as pessoas têm dificuldade para perceber e se orientar no espaço, por causa da limitação dos outros sistemas sensoriais em obter informações tão rápidas e abrangentes como as fornecidas pela visão.“ (Fonseca 2010)

“(...) quando um dos sentidos enfraquece, os demais são fortalecidos, como no caso de deficientes visuais, que, para compensar sua falta de visão, potencializam o tato e a audição, tornando-os mais apurados do que nas pessoas que não possuem esse tipo de deficiência.” (Fonseca 2010 APUD SERRANO 2004)

O olho humano capta ininterruptamente estímulos luminosos do ambiente a sua volta e transmite essa informação ao cérebro, que a processa e cria a imagem que efetivamente “vemos”. O deficiente visual apresenta incapacidade ou dificuldade para captar essa informação, mas não necessariamente possuí disfunção para criar a imagem no cérebro. Esse princípio foi descrito por Serrano (2004), como sendo duas fases distintas, a sensação e a interpretação.

“Ao abordar a mesma questão, Serrano (2004) coloca que a percepção se inicia pelos órgãos dos sentidos, quando da recepção de um estímulo que em seguida é enviado para o cérebro. Constitui um processo no qual um indivíduo seleciona, organiza e interpreta estímulos e que se

Relacionados