projeto carvaval

562 palavras 3 páginas
JUSTIFICATIVAS

O Projeto CARNAVAL DE RUA, resgata o carnaval de rua, rico em criatividade, onde o folião improvisa a sua fantasia com utensílios domésticos ou objetos reciclados.
Apesar das diversas modificações ocorridas na maior festa popular brasileira, o carnaval de rua continua o mesmo espaço aberto para o massacrado homem dar vazão à fantasia que é reprimida no dia-a-dia.
O Projeto CARNAVAL DE RUA quebra o contexto comercial, enfatizado nos últimos tempos, cuja prioridade é o lucro do evento, em detrimento à importância que possui a cultura popular, onde as ruas se enchem de foliões desgarrados ou blocos fazendo uma verdadeira celebração numa festa de humor, cor, ritmo e irreverência.
Na sua maioria, são os próprios habitantes do cotidiano que criam uma massa homogênea sem distinção de raça, credo ou posição social. Retomam os seus espaços com a vitalidade das alegorias rejeitadas durante o ano. É através do carnaval de rua que se expressa a alma de um povo sufocado pelas tensões diárias e pela rotina burocrática.
Na rua, o carnaval permanece num ritual de inversão, de transe e liberdade, fiel às suas origens míticas, que remontam à Grécia e Roma antiga.
Já o ritmo, os instrumentos – como o agogô e o reco-reco, entre outros -, a dança, as cores e os adereços de que se revestem os foliões matogrossenses, paulistas, gaúchos, nordestinos dentre outros. Com isso eles serão remetidos a sua origem tornando-se uma expressão do que hoje compõe a cultura do município.
“Carnaval de rua”proporcionará, durante o dia, desfiles de blocos carnavalescos e carros alegóricos pelas ruas da cidade e como forma de incentivo à criatividade será promovido um concurso de fantasia, com premiação, divido em três modalidades: a)- melhor fantasia original- categoria adulto e infantil; b)- Bloco mais animado; c)- carro alegórico mais criativo. O tema será a reciclagem, visando a transformação do “Lixo em Luxo”.

OBJETIVOS GERAIS
Estimular a participação da

Relacionados