Projeto campanha 2015 - O áudio vídeo a serviço da educação.

Páginas: 9 (2099 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
MARCOS MENDES LISOT MARTHOS GASPERONI






O AUDIOVÍDEO COMO INSTRUMENTO PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DOS PROBLEMAS SOCIAIS









Este trabalho foi desenvolvido pelo professor de Língua Portuguesa, Marcos Mendes Lisot Marthos Gasperoni, na Escola Estadual Frei Caneca, Ensino Fundamental e Médio – Guaporé/ RS – no primeiro trimestre de 2015, com os alunos do Ensino Médio, como nota parcial doprimeiro trimestre.






2015
SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO – ................................................................................................03
2. JUSTIFICATIVA ................................................................................................04
3. OBJETIVOS......................................................................................................05
4. METODOLOGIA .............................................................................................. 07
5. CRONOGRAMA .............................................................................................. 08
6. CONCLUSÃO ...................................................................................................09
7.REFERÊNCIA ...................................................................................................12
INTRODUÇÃO

Ensinar a Língua Portuguesa é o dever do professor que ocupa a cadeira da disciplina em questão. Conscientizar o educando sobre os problemas sociais é um ato de cidadania, afinal a escola é um espaço onde se forma cidadão.
Sabe-se muito bem que os livros didáticos têm o condão deensinar interpretação, produção de textos e a gramática normativa, na preparação do aluno para a prova do ENEM, vestibulares, concursos e áreas afins. Ocorre que temas como legislação, especificamente no que diz respeito às leis de trânsito, aborto, pena de morte, doação de órgãos e demais assuntos pertinentes ao campo judiciário ficam de fora do conteúdo. Basta correr os olhos pelos materiaisenviados pelo MEC. Essa lacuna provoca um abismo entre a visão crítica dos alunos e a realidade social, causando assim um descompasso no momento da produção de textos, especialmente no que diz respeito à dissertação-argumentativa.
Sendo assim, é preciso lançar mão de outros instrumentos que ajudem a formar a consciência do aluno, trazendo-o para a realidade do século atual, tendo em vista que aadolescência é a melhor fase da vida, onde a personalidade ainda está em formação. Foi pensando no quadro atual da realidade do ensino público que surgiu a ideia de fazer este projeto, já que no ano passado houve um outro trabalho, com produções de vídeos, sobre “PREVENÇÃO ÀS DROGAS”, cujo resultado foi fantástico. Mas isso é um assunto para outra hora.
Avulta de importância dizer, também que, nãohouve prejuízo no ensino da Língua Portuguesa e tão pouco os alunos deixaram de vir à escola, copiar conteúdos, fazer as avalições ou deixar a sala de aula, uma vez que todo o trabalho foi produzido em horário diferenciado.
JUSTIFICATIVA

Não é segredo para ninguém que a escola, além de ser o local onde se busca conhecimento, informação e resposta para os problemas do dia-a-dia, é também o momento desocialização dos alunos, afinal é no espaço escolar que se faz uma prévia da vida em sociedade, por isso é mister trazer para dentro da sala de aula o mundo real, em tempo real.
No mesmo diapasão, sabe-se também que a mídia é uma constante na vida dos alunos, por isso é preciso fazer com que os educandos usem a tecnologia para construírem a própria consciência e ao mesmo tempo conscientizar aosque ainda não têm acesso à informação.
Falar sobre os problemas sociais aos alunos é algo muito vago, uma vez que estes, em função dos hormônios, da idade, da realidade atual, têm os olhos e a mente direcionados para fatos que dizem respeito à própria construção enquanto ser na sociedade, ou seja, o que mais procuram neste momento é a própria existência, o pertencimento, a aceitação e um lugar ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Audio
  • Áudio e Vídeo
  • audio e video
  • Transmissor áudio e vídeo wireless
  • PROJETO PESQUISA SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO
  • Projeto de pesquisa: Serviço social na Educação
  • Trabalho de Áudio e Vídeo
  • receptor de áudio e vídeo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!