PROJETO CAFÉ LERROVILE

450 palavras 2 páginas
O Projeto do Café Lerroville implantou a “metodologia de transição ecológica” no meio agrícola, com o intuito de mudar a cultura de plantio e pastoreio para meios ecologicamente corretos e sustentáveis. Uma passagem de reeducação e melhorias nesta faze, para a futura readaptação.
A falta de informações sobre a Transição, deu inicio a debates, discussões e participações de todos neste meio para a progressão e evolução do projeto PCL. O caso do Café Lerroville (Londrina – PR), teve a intenção de inserir o produtor no meio ecológico e comercial, interagindo com o consumidor, afim de saber sua procedência e ganhar credibilidade no mercado. Porem a falta de discussões entre as Associações integradas deu o seu “insucesso”. Depois dessa faze iniciou-se a analise do processo para descobrir e recuperar o Projeto, usando vários procedimentos para a conexão das Associações e intensificar suas ações sobre a transição. Após vários estudos, percebeu que os participantes tinham os mesmo intuitos – produção de orgânicos e em grande escala. Ou seja, não só um objetivo, mas vários para estimular a produção.
Com a interação da sociedade, debates e interferências no assunto, ficou mais fácil de descobrir meios para a evolução e progressão da prática ecológica. Descobriram a tática denominada “Mandala”, onde analisam as áreas que já aderiram a transição, debatem entre sí (agricultores e mediadores) para promover uma melhoria no meio orgânico, por exemplo:
1. Tiraram os agrotóxicos e fertilizantes e substituindo por componentes derivados;
2. Formaram corredores de escoamento;
3. Ensacaram os alimentos e/ou tirando plantas espontâneas dos corredores;
4. Plantio Direto;
As duas Associações formaram uma Cooperativa para suprir e conseguir abastecer acordos com mercados maiores. Cada um atuando na sua área, porém com os mesmos intuitos. Houve o surgimento de implantação de uma minitorrefadora, onde eles se expandissem e ganhassem credibilidade no mercado. Mas o papel da

Relacionados

  • O PROFESSOR MEDIADOR DA BIBLIOTECA ESCOLAR
    64612 palavras | 259 páginas