projeto caatinga

Páginas: 8 (1828 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
PROJETO CAATINGA
Tema: preservação da caatinga
Introdução:
Este projeto de intervenção será devolvido a partir da solicitação dos discentes do Componente Curricular Ensino de Geografia II Do Curso De Pedagogia da PARFOR Quixabeira a ser realizado no semestre 2013.1 com
ao alunos do ensino fundamental I do Centro Educacional Edivaldo Lopes
situado na sede do Referido Município.
Um dosproblemas na geografia é fazer com que os alunos percebam que está incluído na geografia, o conhecimento para a preservação do bioma caatinga. Pois a mesma tem sido utilizada pelo homem de maneira irregular há vários séculos, milhares de e hectares da vegetação nativa são desmatadas para a produção de lenha, carvão e para o uso do solo, gerando uma forte pressão sobre os recursos florestais.Geralmente esses desmatamentos ocorreram de forma desordenada e aliada as diversidades climáticas provocam desiquilíbrios ambientais apesar disso o bioma caatinga ainda possui aproximadamente 40 a 50% por cento do seu território com cobertura vegetal.
Percebemos que a Educação Ambiental com a incerteza produzida por um longo processo histórico de construção cultural e científica se apresenta comoum instrumento consolidação de um estilo de desenvolvimento que seja realmente sustentável, democrático, com igualdade, oportunidade, respeito diversidade biológica cultural.
Por tanto o referente projeto, visa o conhecimento científico no recinto da universidade buscando fazer uma integração entre a PARFOR e a comunidade quixabeirense. A partir do projeto de intervenção, o processo ensino dosdiscentes, criando oportunidade que viabilizem a importância da geografia nos meios ambientais, para a sociedade contemporânea.
Entretanto, que o mesmo possa contribuir para a formação de seres críticos diante da realidade vivenciada e atuantes na sociedade contemporânea. Podemos perceber a importância do projeto que possibilita mudanças e que permite vivenciar a pratica docente proporcionandoa desmitificação da Caatinga.





Fundamentação teórica
Com base no pressuposto que a escola tem o papel relevante na problematização sobre o bioma caatinga, é importante discutir o papel do ensino de geografia nessa discussão .
Há poucos trabalhos que discutem a abordagem da caatinga nas aulas de geografia na educação básica. No trabalho desenvolvido por LUCAS NOBREGA EMEDEIROS (2008) PG 50 ‘’investigaram-se os conhecimentos de discentes de escolas particulares e publicas no estado de Pernambuco sobre a caatinga, eles constaram que cerca da metade dos alunos sabia a localização deste bioma no Brasil. Além disso, poucas espécies de plantas e animais da caatinga foram citados pelos discentes nos questionamentos. Isso colabora para a importância de se discutir sobrecaatinga nas escolas. ’’
Por tanto, percebamos que a situação da caatinga e preocupante trata- se de um bioma brasileiro mais desprotegido. Basta notar que, embora seja a paisagem dominante da região Nordeste, a maioria das unidades de conservação existente na região, esta protegendo outros biomas.
A caatinga apresenta características em comum, representada por adaptações ao calor e falta deágua muitos brasileiros ainda veêm a caatinga como um lugar desolado que abriga uma paisagem pobre em espécie de planta e animais.
De acordo com MAIA (2004)’’ A caatinga é fonte de madeira muito resistente empregam para obras externas como mourões, estacas, pontes, e em pequenas construções. fornece excelentes lenhas e carvão de alto valor energético’’.

Também é importante no desenvolvimentodeste conhecimento na sala de aula e a flexibilidade quanto planejamento elaborado pelo professor. A literatura cientifica tem vivenciado que a caatinga é um dos biomas brasileiros pouco estudado, apesar da sua extensão e riqueza.

E caracterizada pelo aspecto da vegetação na estação seca, quando as folhas caem e apenas os troncos cinzentos das arvores e arbustos permanecem na paisagem....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROJETO CAATINGA
  • Caatinga
  • CAATINGA
  • Caatinga
  • Caatinga
  • Caatinga
  • caatinga
  • CAATINGA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!