Projeto- bulking filamentoso em efluentes de fábricas de celulose e papel

7901 palavras 32 páginas
1. INTRODUÇÃO

No Brasil, estão instaladas diversas fábricas de celulose e papel, constituindo uma atividade industrial importante para a economia brasileira. Estas fábricas, por sua vez, utilizam grandes quantidades de água fresca e, conseqüentemente, geram quantidades significativas de efluentes, com altas cargas poluidoras. Nas últimas décadas, as fábricas de papel vêm sendo obrigadas a modificar e adaptar seus processos de produção com o principal objetivo de melhorar seu desempenho ambiental, cumprindo as exigências ambientais legais cada vez mais restritas e rigorosas.
Atualmente, foi criada no Brasil a Lei dos Recursos Hídricos n° 9.433 que regulamenta a taxação para o uso de água de bacias hidrográficas bem como para o lançamento de despejos líquidos, havendo, então, a necessidade de se reduzir o uso de água fresca captada e o volume de efluentes despejados. Além disso, os efluentes provenientes de fábricas de papel apresentam elevado teor de matéria orgânica dissolvida e coloidal, que se lançados nos corpos de água receptores causará um impacto ambiental negativo como, por exemplo, a depleção do oxigênio dissolvido do meio, podendo acarretar a morte de organismos aeróbios e tornar os corpos receptores impróprios para a biota aquática. Assim, as fábricas de papel estão investindo fortemente na redução dos volumes de efluentes despejados, a partir de uma otimização do uso da água fresca captada, através do reuso no processo industrial com a recirculação da mesma, após tratamentos internos por processos físicos e biológicos.
No tratamento biológico dos efluentes setoriais, microrganismos utilizam a matéria orgânica como fonte de energia e carbono para a síntese de novas células. Existem diversas variações nos processos de tratamento biológico destinados a remover o máximo da matéria orgânica dos efluentes. O processo por lodos ativados é atualmente o mais utilizado para a depuração de efluentes industriais e domésticos, representando um sistema de

Relacionados

  • Projeto ETE
    3357 palavras | 14 páginas
  • Eng.Segurança
    56323 palavras | 226 páginas
  • Tratamento De Efluentes Resumido
    37026 palavras | 149 páginas
  • CALIFA Produ O De Celulose
    54550 palavras | 219 páginas