projeto brincando é q se aprende

Páginas: 5 (1192 palavras) Publicado: 16 de julho de 2013
PROJETO É BRINCANDO QUE SE APRENDE


 INTRODUÇÃO
Os jogos são instrumentos lúdicos de aprendizagem que de forma agradável e eficaz proporcionam velocidade no processo de mudança de comportamento e aquisição de novos conhecimentos. Aprender brincando e jogando é a maneira mais prazerosa, segura e atualizada de ensinar. Desta forma os alunos em sala, de maneira lúdica, através de jogosaprendem de forma diferenciada.
Atualmente não vemos mais isto acontecer, pois ninguém mais tem tempo para brincar com seus filhos, o que se vê é cada vez mais um número maior de escolinhas de esportes, escolas de línguas, de computação, de danças, entre outras. Não há mais como ausentar o lúdico do processo pedagógico, pois ele é o agente de um ambiente motivador e coerente. Ao se separar as criançasdo ambiente lúdico estão automaticamente ignorando seus próprios conhecimentos, pois quando a criança entra na escola ela já possui muitas experiências que lhes foram proporcionadas através das brincadeiras e do jogo.
O importante de se desenvolver esse projeto é que, através dele o professor consegue trabalhar alguns conflitos do dia-a-dia dos alunos, bem como buscar as soluções para os mesmos,procurando encontrar respostas para aquilo que não está bem.

JUSTIFICATIVA
A educação lúdica sempre esteve presente em todas as épocas entre os povos e estudiosos, sendo de grande importância no desenvolvimento do ser humano na educação infantil e na sociedade.
A escola tem a missão de transmitir os conhecimentos produzidos pelo homem, sejam eles científicos ou artísticos.
Brincando, acriança vai construindo os alicerces da compreensão e utilização de sistemas simbólicos como a escrita, assim como da capacidade e habilidade em perceber, criar, manter e desenvolver laços de afeto e confiança no outro. Esse processo tem início desde o nascimento, com o bebê aprendendo a brincar com a própria mãozinha e, mais adiante, com a mãe.
Assim aos poucos vai coordenando, agilizando e dotandoseus gestos de intenção e precisão progressivas, vai aprendendo a interagir com os outros, inclusive com seus pares, crescendo em autonomia e sociabilidade.
Por meio de uma brincadeira de criança, pode-se compreender como ela vê e constrói o mundo o que ela gostaria que ele fosse quais as suas preocupações e que problemas a estão assediando.

 OBJETIVO
Demonstrar a importância da inserção dejogos lúdicos, como um modelo prático de vivência e consciência, visando uma melhor prática no desenvolvimento da criança.
Possibilitar através da expressão ludo criativo, abrir novas perspectivas do uso dos códigos simbólicos.
Analisar a importância do lúdico no ensino das crianças com o intuito de ter uma sociedade que se volte para esse trabalho.
Perceber as possibilidades e os limites dascrianças, a partir de trabalhos que mobilizem a prática desenvolvida no dia-a-dia de cada uma delas.
Realizar atividades utilizando instrumentos práticos e teóricos nas atividades das crianças.

PÚBLICO ALVO:
As atividades serão desenvolvidas com os alunos da Educação Infantil III, IV e V

METODOLOGIA
Este trabalho tem por finalidade nos levar a uma reflexão sobre o “brincar na escola”e tem como tema principal “É brincando que se aprende”.. Tendo em vista a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, que segundo Madalena Freire (1999) “quando uma criança brinca, joga ou desenha, ela está desenvolvendo a capacidade de representar, de simbolizar. É construindo suas representações que as crianças se apropriam da realidade”; podemos então ressaltar que os objetivos,aqui compreendidos, são de: observação do cotidiano escolar; a influência dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento das crianças na educação infantil e levantamentos de possíveis melhorias na prática pedagógica dos docentes.
Diante do exposto estaremos fazendo uma amostra de jogos e brinquedos que poderá ser trabalhados para melhor desenvolvimento da criança. Nas brincadeiras, as crianças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • É brincando que se aprende
  • É BRINCANDO QUE SE APRENDE
  • Brincando Que Se Aprende
  • Brincando se aprende
  • Pojeto brincando que aprende
  • Brincando tambem se aprende
  • A Crian A Aprende Brincando Monica
  • JOGANDO E BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!