Projeto Berçario 1
A família representa para a criança o seu primeiro universo social e é a partir dela que os pequenos estabelecem suas referências primarias e os seus padrões básicos decomportamento e cultura.
Desta forma, quanto maior for a proximidade dos valores da escola e da família, mais fácil e tranquilo será o processo de adaptação da criança.
O Berçário representa “o novo”não só para os pequenos, mas também para os pais. E tudo que é “novo” nos faz ter expectativas e até uma certa insegurança.
E é por este mesmo processo que passam as nossa crianças. Cada uma dentrodo seu tempo, ritmo e necessidades.
O comportamento “diferente” das crianças nesta fase, resulta de uma série de sentimentos desenvolvidos desde os primeiros dias de vida até o ingresso ao Berçário(um “novo” universo).
Estes sentimentos são expressos através do choro, falta de apetite, alteração nos horários e qualidade do sono, agitação e outros sinais, tão claro para nós e principalmentepara os pais, que convivem e conhecem seus filhos como ninguém.
Ficar bem no Berçário, sem chorar (nem sofrer), envolve muito fatores e, basicamente os sentimentos entre duas pessoas MÃE E FILHO.É importante que a mãe adquira confiança na escola e conte com o nosso apoio, compreensão e carinho incondicionais nesta fase tão importante e significativa.
Fundamentação Teórica
O ato debrincar proporciona conhecimento da realidade à criança, levando-a não ter preocupação com que aprende brincando , pois para ela brincar é uma ação involuntária.
“As atividades lúdicas que compõe o mundoinfantil podem tanto ocupar momentos específicos da programação como também acontecer de forma espontânea, atendendo a demanda das crianças, sempre com os cuidados do adulto responsável pela sala.”(Camargo e Rosiu, 2009, p.63)
Objetivo Geral
Proporcionar um ambiente acolhedor para que a criança se sinta tranquila e segura no sentido físico, social e emocional.
Objetivos específicos...
Por favor, assinar para o acesso.