PROJETO BEM VIVER NAS ALDEIAS IND GENAS PANKARARU Mod

585 palavras 3 páginas
POLO BASE INDÍGENA PANKARARU

PROJETO BEM VIVER NAS ALDEIAS INDÍGENAS PANKARARU

PROJETO ESTRATÉGICO SOCIAL
Justificativa: A histórica aproximação da etnia Pankararu com a população não indígena ao longo das décadas transformou substancialmente o modo de vida dos indígenas, antes forçados a negarem sua identidade por opressão e discriminação, atualmente, comprometidos com as profundas mudanças na sociedade, à força do sistema capitalista que os submetem a miséria, violência, desestruturação das famílias, consumo de álcool e outras drogas, etc. Diante deste contexto surgem alguns questionamentos. Como será a vida desses indígenas? Suas experiências e perspectivas de vida? O que pode ser feito para desenvolver entre os indígenas Pankararu as capacidades necessárias para enfrentar esta nova época? Capacidades como a autoconfiança para que possam expressar-se claramente, assumir responsabilidades, trabalhar em grupo e situar-se no mundo, possibilidade de exprimir sentimentos e através deles impulsionar ações transformadoras que contribuam para o BEM VIVER INDÍGENA PANKARARU.
Objetivos: Desenvolver ações de cunho socioeducativo que valorizem o desenvolvimento de ações socioculturais dentro das aldeias, em um processo de empoderamento dos indígenas e reflexão diante dos contextos de vida que os envolvem.
Metodologia: Serão utilizadas potencialidades das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) para realizar as ações de promoção e prevenção à saúde com a participação de grupos formados com membros da comunidade. Os grupos desenvolverão atividades de educação em saúde que favoreçam a construção de perspectivas positivas para os indígenas Pankararu.
Avaliação: Serão computados números de atendimentos e procedimentos referentes à aferição de glicemia, pressão arterial e testagem rápida. Procedimentos odontológicos e de atendimento em saúde mental com formalização de grupos de apoio que reproduzam e desenvolvam ações do bem viver. Além disso, após

Relacionados